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Georientação: uma proposta de disciplina esportiva e de introdução ao mapeamento geológico
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Palavras-chave

Georientação. Ensino de geociências. Orientação. Mapeamento geológico. Cartografia geológica.

Como Citar

NUMMER, Alexis Rosa; SOUZA, Luziane Barbosa de; MARUJO, Marcelo Pereira; ALMEIDA, Soraya; SILVA, Francisco José da; REIS, Rafael Sá dos. Georientação: uma proposta de disciplina esportiva e de introdução ao mapeamento geológico. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 93–103, 2015. DOI: 10.20396/td.v7i2.8637432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637432. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Georientação é uma nova proposta de disciplina acadêmica e esportiva para Cursos de Graduação em Geologia, na qual o aluno executa uma atividade prática de aprendizado classificada como um ensino interativo geoambiental e esportivo. A Georientação tem sua origem no esporte de Orientação que permite ao praticante visitar pontos marcados no terreno, que são denominados de “Pontos de controle”, com o auxílio apenas de um mapa e uma “bússola de georientação”. Esta atividade utiliza a determinação e localização da ocorrência de afloramentos com litologias e/ou estruturas de fácil visualização que deverão ser plotados em mapas de orientação, ao longo de percurso previamente estabelecido e com tempo avaliado. A aplicação desta atividade proporciona um melhor desempenho em mapeamento geológico; ajuda no desenvolvimento do senso de orientação e raciocínio geológico do aluno, e permite ao mesmo, aprender técnicas para se locomover com segurança em locais desconhecidos.

https://doi.org/10.20396/td.v7i2.8637432
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