Banner Portal
O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências
PDF

Palavras-chave

Visible Geology

Como Citar

CRUZ, Victor Muniz Alves. O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 243–245, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647902. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Há um grande desafio a ser superado pelos professores em sala de aula principalmente na tentativa de instigar o espírito investigativo nos alunos. O ensino de conteúdos geológicos pode ser, por muitas vezes, desconexo da realidade cotidiana, regidos por complexas teorias e evoluções que podem tornar o assunto desinteressante e de dificil compreensão, principalmente quando não aplicados diretamente a alunos de graduação em Geologia.
PDF

Referências

Beaulieu S.E., Emery M., Brickley A., Spargo A., Patterson K., Joyce K., Silva T., Madin K. 2015. Using Digital Globes to Explore the Deep Sea and Advance Public Literacy in Earth System Science. J. Geosc. Educ., 63(4):332-343.

Boulton G. S. 2001. The earth system and the challenge of global change. In: Gordon J.E., Leys K.F. 2001. Earth science and the natural heritage: interactions and integrated manangement. Edinburgh: Scottish Natural Heritage, p. 26-54

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M.; Almeida F.F.M. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de geologia na educação básica. Rev. Bras. Geoc., 34(4): 553-560.

Compiani M. 2005. Geologia pra que te quero no ensino de Ciências. Campinas: Educ. & Soc., (36):100-117.

Cox H., Kelly K., Yetter L. 2014. Using Remote Sensing and Geospatial Technology for Climate Change Education. J. Geosc. Educ., 62(4):609-620.

Gates A.E., Kalczynski M.J. 2016. The Oil Game: Generating Enthusiasm for Geosciences in Urban Youth in Newark, NJ. J. Geosc. Educ., 64(1):17-23.

Luo W., Pelletier J., Duffin K., Ormand C., Hung W., Shernoff D.J., Zhai X., Iverson E., Whalley K., Gallaher C., Furness W. 2016. Advantages of com- puter simulation in enhancing students’ learning about landform evolution: A case study using the Grand Canyon. J. Geosc. Educ., 64(1):60-73.

Mansur K.L. 2009. Projetos Educacionais para a Po- Projetos Educacionais para a Po-

pularização das Geociências e para a Geoconservação. São Paulo: Geol. USP, Publ. espec., 5:63-74.

Silva B. A. 2013. Dificuldades metodológicas no ensino de geologia. In: 8a Semana Acadêmica e 8a xpedição Geográfica: Ensino, práticas e formação em Geografia. Marechal Candido Rondon, UNIO-ESTE. URL: http://cacphp.unioeste.br/eventos/semanageografia/anais2013/trabalhos/resumo_ex-

pandido/geografia/1.pdf. Acesso: 03.10.2016.

Spandler C. 2016. Mineral Supertrumps: A New Card Game to Assist Learning of Mineralogy. J. Geosc. Educ., 64(2):108-114.

Todd C., O’Brien K.J. 2016. Teaching Anthropogenic Climate Change Through Interdisciplinary Collaboration: Helping Students Think Critically About Science and Ethics in Dialogue. J. Geosc. Educ., 64(1):52-59.

Uceda A.C. 1996. El Patrimonio Geologico: ideas pa El Patrimonio Geologico: ideas pa-

ra su protección, conservación y utilización. In: MOPTMA - min. Obr. Públ. Tranp. Med. Amb. El patrimonio geológico. Bases para su valoración, protección, conservación y utilización. Madrid. p. 17-27.

Visible Geology. URL: http://www.visiblegeology.com. Acesso 03.10.2016.

Woods T.L., Reed S., Hsi S., Woods J.A., Woods M.R. 2016. Pilot Study Using the Augmented Reality Sandbox to Teach Topographic Maps and Surficial Processes in Introductory Geology Labs. J. Geosc.Educ., 64(3):199-214.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.