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Geologia nas Escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
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Palavras-chave

Ensino em geociências. Divulgação científica. Recursos paradidáticos.

Como Citar

ALMEIDA, Cícera Neysi; ARAÚJO, Creuza; MELLO, Edson Farias. Geologia nas Escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 150–161, 2016. DOI: 10.20396/td.v11i3.8643643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8643643. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A Geologia não é disciplina regular da educação básica no Brasil e seus conceitos não são populares, mas faz parte do cotidiano e ajuda as pessoas a compreender o meio em que vivem, podendo contribuir para melhorar o conhecimento de questões ambientais dentro e fora da escola. A Universidade, por vocação, deve multiplicador sua produção e repassar o conhecimento, minimizando a distância entre academia e sociedade. O Departamento de Geologia/IGEO/UFRJ oferece cursos de aperfeiçoamento para professores, visando divulgar o conhecimento geológico. As práticas interdisciplinares de ensino acerca de conceitos geológicos buscam contribuir para melhorar o ensino de Geociências na rede pública do Rio de Janeiro. Os recursos paradidáticos aproximam docentes e alunos da rede pública ao conhecimento, tendo sido capacitados cerca de 80 professores de vários municípios do Estado do RJ e distribuídas mais de 300 coleções de minerais e de rochas com guias explicativos. A Instituição torna-se agente de requalificação do ensino básico, fornecendo subsídios para atividades escolares e formando multiplicadores do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/td.v11i3.8643643
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