Banner Portal
O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências
PDF

Palavras-chave

Educação
Modelagem
Geologia

Como Citar

CRUZ, Victor Muniz Alves. O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 243–245, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i3.8647902. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647902. Acesso em: 27 set. 2024.

Resumo

Há um grande desafio a ser superado pelos professores em sala de aula principalmente na tentativa de instigar o espírito investigativo nos alunos. O ensino de conteúdos geológicos pode ser, por muitas vezes, desconexo da realidade cotidiana, regidos por complexas teorias e evoluções que podem tornar o assunto desinteressante e de dificil compreensão, principalmente quando não aplicados diretamente a alunos de graduação em Geologia.

https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647902
PDF

Referências

Beaulieu, S.E., Emery, M., Brickley, A., Spargo, A., Patterson, K., Joyce, K., Silva, T., & Madin, K. (2015). Using Digital Globes to Explore the Deep Sea and Advance Public Literacy in Earth System Science. Journal of Geoscience Education, 63(4), 332-343. doi: https://doi.org/10.5408/14-067.1.

Boulton, G. S. (2001). The earth system and the challenge of global change. In: Gordon, J. E., & Leys, K. F. 2001. Earth Science and the natural heritage: interactions and integrated management. Edinburgh: Scottish Natural Heritage, p. 26-54

Carneiro, C. D. R., Toledo, M. C. M. de, & Almeida, F. F. M. de. (2004). Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc., 34(4), 553-560. DOI: https://doi.org/10.25249/0375-7536.2004344553560.

Compiani, M. (2005). Geologia pra que te quero no ensino de Ciências. Campinas: Educ. & Soc., (36):100-117.

Cox, H., Kelly, K., Yetter, L. (2014). Using Remote Sensing and Geospatial Technology for Climate Change Education. J. Geosc. Educ., 62(4), 609-620. doi: https://doi.org/10.5408/13-040.1.

Gates A.E., Kalczynski M.J. (2016). The Oil Game: Generating Enthusiasm for Geosciences in Urban Youth in Newark, NJ. J. Geosc. Educ., 64(1), 17-23. doi: https://doi.org/10.5408/10-164.1.

Luo W., Pelletier J., Duffin K., Ormand C., Hung W., Shernoff D.J., Zhai X., Iverson E., Whalley K., Gallaher C., Furness W. (2016). Advantages of computer simulation in enhancing students' learning about landform evolution: A case study using the Grand Canyon. J. Geosc. Educ., 64(1), 60-73. doi: https://doi.org/10.5408/15-080.1.

Mansur, K. L. (2009). Projetos Educacionais para a Popularização das Geociências e para a Geoconservação. São Paulo: Geol. USP, Publ. Espec., 5:63-74.

Silva, B. A. (2013). Dificuldades metodológicas no ensino de Geologia. In: 8ª Semana Acadêmica e 8ª xpedição Geográfica: Ensino, práticas e formação em Geografia. Marechal Cândido Rondon, UNIOESTE. URL: http://cacphp.unioeste.br/eventos/semanageografia/anais2013/trabalhos/resumo_expandido/geografia/1.pdf. Acesso: 03.10.2016.

Spandler C. (2016). Mineral Supertrumps: a new card game to assist learning of Mineralogy. J. Geosc. Educ., 64(2), 108-114. doi: https://doi.org/10.5408/15-095.1.

Todd C., O’Brien K.J. (2016). Teaching Anthropogenic Climate Change Through Interdisciplinary Collaboration: Helping Students Think Critically About Science and Ethics in Dialogue. J. Geosc. Educ., 64(1), 52-59. doi: https://doi.org/10.5408/12-331.1.

Uceda, A. C. (1996). El Patrimonio Geologico: ideas para su protección, conservación y utilización. In: MOPTMA, Min. Obr. Públ. Tranp. Med. Amb. (1996). El Patrimonio Geológico. Bases para su valoración, protección, conservación y utilización. Madrid: MOPTMA. p. 17-27.

Visible Geology. URL: http://www.visiblegeology.com. Acesso 03.10.2016.

Woods, T. L., Reed, S., His, S., Woods, J. A., & Woods, M. R. (2016). Pilot Study Using the Augmented Reality Sandbox to Teach Topographic Maps and Surficial Processes in Introductory Geology Labs. J. Geosc. Educ., 64(3), 199-214. doi: https://doi.org/10.5408/15-135.1.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.