Banner Portal

Notícias

 

 

Trabalhos em Linguística Aplicada - Dossiê temático - Língua, raça e o Sul Global

novembro 24, 2023

Língua, raça e o Sul Global: Enfocando as lentes para a igualdade e a justiça social num mundo multipolar contemporâneo

Língua e raça - o que envolvem, o que quem constrõem, de onde derivam e como são (re)formadas – há muitas que questões que (inter)faceiam os campos de investigação da Linguística Aplicada e da Sociolinguística (Antia; Makoni, 2023; Makoni, Kaiper-Marquez e Mokwena, 2022). No entanto, a investigação nestes campos ou esferas de investigação tem sido historicamente situada a partir Norte da Europa e da América do Norte e, consequentemente, tem-se baseado em quadros teóricos e epistemológicos ocidentais. Argumentamos que isto é imensamente problemático, uma vez que o que está ausente deste foco ocidental/norte são as práticas linguísticas e os quadros de conhecimentos centrados na língua que existiram e continuam a emergir fora da Euro-América, nomeadamente, no que se designa por Sul Global.

Saiba mais sobre Trabalhos em Linguística Aplicada - Dossiê temático - Língua, raça e o Sul Global

Chamada para o Dossiê Temático: Linguagem, Decolonialidade e Sustentabilidade: Decolonizando Teorias e Práticas em Tempos de Devastação

novembro 24, 2023

A linguagem é uma ferramenta poderosa para a criação de um mundo melhor (UNESCO MGIEP, 2017, p 158). Neste sentido, as práticas linguísticas, em uma perspectiva decolonial, podem promover transformação social e nutrir possibilidades para a insurgência de maneiras mais pacíficas, justas e sustentáveis de coabitação neste planeta.

Durante muitas décadas, temos enfrentado uma devastação planetária descontrolada. As políticas, discursos e práticas capitalistas e neoliberais têm promovido a destruição em massa no sentido social, cultural, político, econômico e ambiental. Essa destruição massiva provocada pelo homem resulta da matriz colonial de poder em que emergiu a subjetividade ocidental-moderna, fortemente marcada por um ideal de racionalidade, progresso e desenvolvimento. O sujeito moderno existe como um indivíduo que está subordinado a categorias de identificação coloniais e hierárquicas, a partir das quais tem de se esforçar para ter sucesso e sobreviver.

Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê Temático: Linguagem, Decolonialidade e Sustentabilidade: Decolonizando Teorias e Práticas em Tempos de Devastação