Chamada: Trabalhos em Linguística Aplicada
Compilação de produções de aprendizes universitários: contribuições para os estudos sobre ensino de escrita
Editores: Renata Palumbo, Rodrigo Esteves de Lima Lopes, Paula Tavares Pinto, Silvia Araujo
Nas últimas décadas, com a presença de alunos advindos de escolas em que há fragilidades em relação à aprendizagem de escrita, o ensino superior no Brasil tem colocado em evidência os diversos desafios que estudantes e professores enfrentam ao terem de lidar com as especificidades de práticas de ensino-aprendizagem de produção textual e de utilização de materiais escritos. Isso se dá, sobretudo, devido às trajetórias por que os alunos passam durante a educação básica aliadas às dificuldades naturais presentes na transição do contexto escolar ao acadêmico. Fatores de ordem diversa integram essas novas experiências e têm recebido atenção por parte dos pesquisadores, tais como o reconhecimento e a apropriação de nova identidade social-discursiva, as relações de poder existentes, as práticas institucionais, as características das áreas do saber etc.
Em um contexto relacionado à educação superior pública brasileira, uma iniciativa institucional com vista ao enfrentamento de tais desafios corresponde ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), criado pela Unicamp em 2011, para acolher estudantes de escolas públicas do município de Campinas sem o crivo do vestibular. Trata-se de um curso superior multidisciplinar desenvolvido no período de quatro a seis semestres. Ao término, os alunos podem pleitear uma vaga em qualquer graduação ofertada pela universidade em função do ranqueamento obtido pelo desempenho acadêmico. A motivação central dessa iniciativa corresponde à inclusão social não só em relação à preparação desses alunos para a universidade e para o exercício de várias profissões, mas também à existência de uma política de permanência.
Entre as disciplinas obrigatórias do curso, há duas oferecidas pelo Departamento de Linguística Aplicada (DLA): Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I e II. De 2011 a 2020, as atividades de leitura e escrita realizadas pelos estudantes foram organizadas em um Corpus de Aprendiz, denominado ProCorp. Corresponde a uma iniciativa de caráter pioneiro por compilar e organizar produções textuais e fragmentos de textos em português brasileiro, de modo a disponibilizar uma visão longitudinal, processual, das práticas letradas acadêmico-científicas de alunos advindos da escola pública. A importância desse corpus também reside no fato de ele tornar disponíveis dados que podem trazer pistas das práticas letradas acadêmicas realizadas por esses estudantes com vista à reflexão e ao aprimoramento do processo de ensino de escrita na universidade.
Esta chamada para dossiê possui por finalidade a reunião de trabalhos que têm se voltado para a exploração do ProCorp sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas com vista ao ensino de escrita na universidade. Nesse viés, as propostas para o dossiê devem contemplar os seguintes aspectos ou outros relacionados:
- Compilação, tratamento e organização de corpus textual de aprendiz.
- Tipos de abordagem e métodos de exploração de corpus de aprendiz, inclusive, tecnologias digitais de apoio.
- Indicialidades/evidências linguísticas, textuais, discursivas dos processos de inclusão social, de apropriação de saberes e de construção identitária vivenciados pelos aprendizes universitários.
- Indicialidades/evidências linguísticas, textuais, discursivas da transição da escrita escolar à universitária.
- Estudos comparativos entre corpora de aprendiz universitário.
- Indicialidades/evidências linguísticas, textuais, discursivas da mediação no ensino de escrita.
São bem-vindos trabalhos escritos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.
Cronograma
- Resumo com as seguintes características: 400 a 600 palavras com objetivos, justificativa, metodologia, embasamento teórico e resultado obtidos.
- Envio para o e-mail: renata.palumbo@usp.br até 15 de novembro 2024.
- Divulgação dos resultados da avaliação dos resumos para os autores: até 20 de novembro de 2024.
- Submissão dos artigos completos: até 20 de março de 2025.
- Pareceres da avaliação por pares: até 30 de maio de 2025.
- Submissão da versão final: até 30 de junho de 2025.
- Data prevista para publicação do volume: setembro de 2025.