SABERES SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Maria Augusta de Macedo Reinaldo

Resumo

Este trabalho objetiva descrever como professoras de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio mobilizam saberes de referência científica e experiencial para análise de material didático sobre produção de texto escrito. Os dados empíricos provêm de dois momentos de intervenção em um Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, nos quais foram analisadas atividades de ensino de produção de texto, presentes em livro didático de Português. Fundamentam o trabalho conceitos oriundos dos estudos lingüísticos sobre linguagem, escrita e texto e dos estudos educacionais sobre aprendizagem, transformação de saberes e formação docente. Os resultados revelam que os sujeitos tendem a mobilizar, de forma mais sistemática, o saber de referência e o saber experiencial, quando a mediação contempla, ao lado da instância científica, a de normatização oficial para o ensino de produção de texto, o que aponta para o papel relevante dos processos de didatização do saber de referência na construção, pelo docente em formação, de significados sobre sua prática. Palavras-chave: transformação de saberes; saber docente; ensino de escrita.

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Publicado

2011-12-06

Como Citar

REINALDO, M. A. de M. SABERES SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639436. Acesso em: 29 jan. 2023.

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