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Explorando a relação entre acesso lexical e nível de proficiência na produção oral em L2
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Palavras-chave

Acesso lexical. Nível de proficiência. Produção oral em L2

Como Citar

PREBIANCA, Gicele V. V. Explorando a relação entre acesso lexical e nível de proficiência na produção oral em L2. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 53, n. 2, p. 381–402, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645432. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

O presente estudo explora a relação entre acesso lexical e nível de proficiência na produção oral em L2. Quarenta e um participantes (aprendizes de nível intermediário e avançado de Inglês como língua estrangeira) executaram uma tarefa de acesso lexical em L2 que resultou na análise de duas medidas: tempo de reação (TR) e acurácia de nomeação (AN). As análises estatísticas apontam para um efeito facilitatório dos distratores semanticamente relacionados na nomeação das figuras em L2 para ambos os grupos – experimental e controle – em ambos os níveis de proficiência. Os resultados também revelaram que somente a diferença de média nos escores de AN para as condições controle e experimental entre os níveis de proficiência foi significativa. Ou seja, aprendizes de nível avançado nomearam um maior número de figuras corretamente em comparação aos de nível intermediário. Os resultados ainda indicam a uma relação parcial entre os escores de TR e AN. Os achados são discutidos  luz das teorias sobre produção oral em L2, acesso lexical e memória de trabalho, levandose em consideração o desenvolvimento da proficiência e das representações lexicais em L2.

ABSTRACT

This study explores the relationship between lexical access and proficiency level in L2 speech production. Forty-one participants (intermediate and advanced learners of English as a foreign language) performed a lexical access task in L2 which yielded two measures: reaction time (RT) and naming accuracy (NA). The statistical analysis point to a facilitatory effect of semantic related word distractors on L2 picture-naming for the experimental and control conditions in both proficiency groups. In addition, only the mean difference in NA scores for the control and experimental conditions between proficiency groups reached statistical significance. That is, advanced learners overpassed the intermediate ones in number of words correctly named. Results also indicate a partial relationship between RT and NA scores. Findings are explained in light of research on L2 speech production, lexical access and working memory, taking into account the development of L2 proficiency and L2 lexical representations.

Keywords: lexical access; proficiency level; L2 speech production.

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