Resumo
Em sua contribuição ao dossiê “Mecanismos digitais e semióticos dos populismos contemporâneos”, Jan Blommaert oferece um modelo de comunicabilidade que aborda discursos políticos (e outros) na era pós-digital em que vivemos. Ele começa argumentando que a ideia do público (uma entidade homogênea) – muito popular na imaginação sociológica do século XX – como base para explicar como a propaganda “produzia consenso” não pode mais ser usada para explicar as audiências fragmentadas de nossa era pós-digital. O autor ilumina seu argumento ao se debruçar na circulação de tweets/retweets políticos como textos em nosso mundo orientado algoritmicamente. Tal circulação se direciona a audiências de nicho. Na última seção, o autor argumenta que analistas do discurso precisam operar com tal modelo de comunicabilidade se quiserem compreender o quão crucial o discurso político é em nossas vidas sociais contemporâneas.
Referências
ARNAUT, Karel; KARREBAEK, Martha; SPOTTI, Massimiliano. (2017). Engaging superdiversity: The poesis- infrastructures nexus and language practices in combinatorial spaces. In: Karel Arnaut, Jan Blommaert, Martha Karrebaek & Massimiliano Spotti (eds.) Engaging Superdiversity: Recombining Spaces, Times and Language Practices: 3-24. Bristol: Multilingual Matters.
BENJAMIN, Walter. (1936 [2002]). The work of art in the age of its technological reproducibility. In: Walter Benjamin, Selected Essays, Volume 3: 1935-1938 (eds. Howard Eiland & Michael Jennings). Cambridge MA: Belknapp Press of Harvard University Press.
BLOMMAERT, Jan. (2005). Discourse: A Critical Introduction. Cambridge: Cambridge University Press.
BLOMMAERT, Jan. (2018a). Trump’s tweetopoetics. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 203. Downloaded from https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research- groups/babylon/tpcs
BLOMMAERT, Jan. (2018b). Durkheim and the Internet: On Sociolinguistics and the Sociological Imagination. London: Bloomsbury.
BLOMMAERT, Jan. (2019). Sociolinguistic restratification in the online-offline nexus: Trump’s viral errors. Tilburg papers in Culture Studies, paper 234. Downloaded from https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research-groups/babylon/tpcs
CRAMER, Florian. (2014). What is ‘post-digital’? A Peer-Reviewed Journal About Post-Digital Research 3/1: 10-24. https://monoskop.org/File:A_Peer-Reviewed_Journal_ About_Post-Digital_Research_2014.pdf
DEWEY, John. (1927). The Public and Its Problems. New York: Holt. Fairclough, Norman (1989) Language and Power. London: Longman.
HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. (1988). Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media. New York: Pantheon.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. (1947 [2002]). Dialectic of Enlightenment. Stanford: Stanford University Press.
HYMES, Dell. (1996). Ethnography, Linguistics, Narrative Inequality: Toward an Understanding of Voice> London: Taylor & Francis.
LIPPMAN, Walter. (1922). Public Opinion. New York: Harcourt.
Maly, Ico (2018) Populism as a mediatized communicative relation: The birth of algorithmic populism. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 213. Downloaded from https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research-groups/babylon/tpcs
MALY, Ico; VARIS, Piia. (2016). The 21st century hipster: On micro-populations in times of superdiversity. European Journal of Cultural Studies 19/6: 637-653. https://doi.org/10.1177/1367549415597920
POSTMAN, Neil. (1985). Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business. New York: Viking.
Prochzka, Ondrej; BLOMMAERT, Jan. (2019). Ergoic framing in New Right online groups: Q, the MAGA kid, and the deep state theory. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 224. Downloaded from https://www.tilburguniversity.edu/research/institutes-and-research-groups/babylon/tpcs
SAUSSURE, Ferdinand de. (1960). Cours de Linguistique Générale (eds. Charles Bally & Albert Sechehaye). Paris: Payot.
SILVERSTEIN, Michael. (1996). The secret life of texts. In Michael Silverstein & Greg Urban (eds.) Natural Histories of Discourse: 81-105. Chicago: University of Chicago Press.
VARIS, Piia; BLOMMAERT, Jan. (2015). Conviviality and collectives on social media: Virality, memes, and new social structures. Multilingual Margins 2/1: 31-45.
O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.