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Pedagogia decolonial em interface com os estudos do letramento
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Palavras-chave

Decolonialidade
Estudos do Letramento
Pedagogia Decolonial
Letramento Cartográfico Digital Crítico
Monumentos Históricos

Como Citar

AGUIAR, André Effgen de. Pedagogia decolonial em interface com os estudos do letramento: decolonizando monumentos históricos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 3, p. 526–544, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670492. Acesso em: 18 fev. 2025.

Resumo

Nossa intenção neste artigo é pensar uma proposta didática que entrelace teorias como decolonidade (Mignolo, 2003, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2009, 2013, 2020), estudos do letramento (Street, 2003, 2014; Kleiman, 1995, 2006; Soares, 2003; Rojo, 2009), criticidade (Aguiar, 2022; Freire, 1997, 2006; Carbonieri, 2016) e interculturalidade crítica (Walsh, 2007, 2009, 2010), chegando à constituição do conceito de Letramento Cartográfico Digital Crítico. A ideia é que, por meio de uma pedagogia decolonial, esses conceitos entrem em convergência e, de forma orgânica, a síntese construída a partir do diálogo dessas teorias possa oportunizar outras possibilidades de estar, ser, sentir, existir, fazer, pensar, olhar, escutar e saber (Walsh, 2013) na escola através da produção de mapas virtuais, interativos e decoloniais.

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Referências

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