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A realidade aumentada no Ensino e Aprendizagem de vocabulário em Língua Inglesa
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Palavras-chave

Ensino-aprendizagem de vocabulário em L2/LE
Realidade aumentada
Cognição corporificada

Como Citar

FERREIRA, Maria Cristina; NORA DE SOUZA RIBEIRO, Patrícia. A realidade aumentada no Ensino e Aprendizagem de vocabulário em Língua Inglesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 3, p. 632–643, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8671423. Acesso em: 19 fev. 2025.

Resumo

Considerando a carência de trabalhos sobre as potencialidades dos ambientes imersivos na educação, este artigo busca investigar a relevância da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem de vocabulário em inglês como língua estrangeira a curto e longo prazo. Investiga-se também os efeitos deste ambiente imersivo em alunos com diferentes níveis de proficiência, a saber: níveis elementar e intermediário. No âmbito teórico, o estudo é fundamentado nos pressupostos da Teoria da Cognição Corporifica que concebe a mente e nossas experiências corporais com o mundo externo elementos centrais no processamento e aquisição de conhecimento. No âmbito metodológico, o ambiente em Realidade Aumentada usado na presente pesquisa foi aplicado a 15 alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRJ, campus Eng. Paulo de Frontin e os dados obtidos foram gerados por meio de testes de vocabulário e questionário. Os resultados indicam que o ambiente em Realidade Aumentada pode contribuir significativamente para o aprendizado de vocabulário tanto a curto quanto a longo prazo, com destaque para os alunos de nível intermediário que foram os que mais se beneficiaram do ambiente testado.

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