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Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de letras
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Palavras-chave

Engajamento
expansão dialógica
contração dialógica

Como Citar

NININ, Maria Otília Guimarães; BARBARA, Leila. Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de letras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 52, n. 1, p. 127–146, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645390. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O estudo analisa, na perspectiva da teoria da avaliatividade, especificamente no subsistema de engajamento (Martin, 2000; White, 2004 [2002]; Martin e White, 2005), como estudantes de graduação em Letras apresentam vozes teóricas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revelando preferência por expansão dialógica do tipo ponderação (probabilidade) e atribuição (reconhecimento). Resultados evidenciam pequena responsabilidade da voz autoral.

Abstract Based on the Appraisal System, more specifically on the Engagement subsystem (Martin, 2000; White, 2002/2004; Martin and White, 2005), this study analyzes the way undergraduate students of Letras present theoretical voices in their B.A. final works, showing preference for dialogic expansion - entertainment (probability) and attribution (acknowledgement). Results evidence a low degree of responsibility of the authorial voice. Keywords: engagement; dialogic expansion; dialogic contraction

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