Banner Portal
O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático
Remoto (Português (Brasil))

Palabras clave

Interlocutor. Produção textual. Interação. Livro didático

Cómo citar

MENEGASSI, Renilson José. O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 50, n. 1, p. 169–187, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645346. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa que teve como propósito analisar duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa, mais utilizadas atualmente na região Noroeste do Paraná, destacando, nas propostas de produção textual, a imagem e a influência do interlocutor no ato da escrita. Os resultados demonstram que somente uma coleção apresentou propostas de produção sem definição de interlocutores. Porém, o problema não se estabeleceu somente na falta do destinatário, sendo observado que a forte presença do interlocutor “professor e colega”, na imagem de avaliadores, acarreta dificuldades para a construção da escrita. Percebe-se que as coleções investigadas apresentam incoerência, no entanto, uma delas valoriza a interlocução, tentando eliminar a artificialidade da escrita; diferentemente, a segunda coleção não apresenta nenhum esforço para diminuir a imagem de avaliador do interlocutor.

ABSTRACT:

This research analyzes two collections of Portuguese language textbooks, extensively used in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil, with special reference to the interlocutor’s image and influence in the writing act, within the context of textual production suggestions. Results show that only one collection presented text production suggestions without defining the interlocutors. The problem, however, is not due to the absence of the receiver since the dominant presence of the “teacher and colleague” interlocutor coupled with the evaluation image always brings about some difficulties in the construction of writing. Although incoherence is found in both collections, one of them acknowledges the interlocutor and tries to avoid textual artificiality. The second collection, however, fails to make any effort to diminish the interlocutor’s evaluation image.

Keywords: interlocutor; textual production; interaction; textbook

Remoto (Português (Brasil))

Citas

BRASIL, SEF. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: 5ª. a 8ª. Série. Brasília: SEF.

BAKHTIN, M./VOLOVHINOV, M. (1992). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec.

BAKHTIN, M. M. (1992). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

BRITTO, L. P. L. (1997). Em terras de surdos-mudos. In: GERALDI, J. W. (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. p. 117-126.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C., (2002). Português: Linguagem, 2. ed. São Paulo: Atual.

GARCEZ, L. H. C. (1998). A escrita e o outro: os modos de participação na produção do texto. Brasília: UNB.

GERALDI, J. W. (1993). Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes.

_____. (1997). Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. (orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. São Paulo: Cortez, p. 17-24.

MENEGASSI, R. J. (1997). A influência do interlocutor na produção de textos. Revista UNIMAR. v. 19, n. 1, p.

-125.

_____. (2003). Professor e escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trabalhos em Lingüística Aplicada. v. 42, p. 55-79.

SOARES, M. (2002). Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna.

Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza una licencia Creative Commons (CC-BY), preservando así la integridad de los artículos en un entorno de acceso abierto. Los autores de la revista conservan los derechos de autor de su trabajo al licenciarlo bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite correctamente el trabajo original.

Propiedad Intelectual y Términos de Uso

Todo el contenido publicado en Trabalhos em Linguística Aplicada, a menos que se especifique lo contrario, está bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC-BY). Esto permite que el material se comparta y adapte sin restricciones, siempre que se otorgue el crédito correspondiente y se indiquen los cambios realizados.

Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo y asumen toda la responsabilidad por su contenido en caso de cualquier cuestionamiento por parte de terceros. Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

TLA se reserva el derecho de realizar cambios normativos en los originales, como cambios de ortografía y gramática para cumplir con la norma culta de la lengua, así como ajustes de forma relacionados con el estándar editorial de la revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.