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Caminhos para um ensino funcional de gramática orientado ao texto: pronomes pessoais e adjetivos em perspectiva intersubjetiva
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Palabras clave

Ensino de gramática. Pronomes pessoais. Adjetivos.

Cómo citar

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto. Caminhos para um ensino funcional de gramática orientado ao texto: pronomes pessoais e adjetivos em perspectiva intersubjetiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 1, p. 139–162, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650766. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semânticodiscursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos.
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Citas

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