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Gênero caderno da realidade nas práticas educativas da pedagogia da alternância
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Palabras clave

caderno da realidade
ensino
gênero discursivo

Cómo citar

SILVA, Cícero da. Gênero caderno da realidade nas práticas educativas da pedagogia da alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1051–1083, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655849. Acesso em: 27 sep. 2024.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos constitutivos do Caderno da Realidade (CR), um instrumento didático-pedagógico das unidades de ensino que assumem o sistema educativo da Pedagogia da Alternância (PA). Na investigação, concebe-se o CR enquanto gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana e objeto de ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa na análise dos dados. A amostra é constituída de textos de três exemplares do gênero Caderno da Realidade. Levando-se em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto de ensino da PA e os eventos dialógicos em que ocorre a produção do CR, constatou-se que esse gênero discursivo demanda várias práticas de escrita e interações envolvendo diferentes atores na sua composição, pois estas ocorrem no domínio social escola, família e comunidade. Tais práticas possibilitam ao estudante desenvolver capacidades de linguagem significativas para a sua formação.

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