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Um letramento (no) singular
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Palavras-chave

Letramento crítico
Neoliberalismo e educação
Violência e linguagem.

Como Citar

ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos. Um letramento (no) singular: a retomada da agenda revolucionária em tempos de educação ultraliberal. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1310–1330, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658101. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute o conceito de letramento crítico no contexto educacional brasileiro recente, que é parte de uma crise política mais ampla, em que emergem uma agenda ultraliberal, a despolitização da educação e a resultante escalada da violência em múltiplas formas, em todos os níveis da vida social. Recorrendo à historiografia do termo ‘letramento’ e a outras expressões que marcaram mudanças epistemológicas na área ao longo do tempo (novos letramentos, multiletramentos, etc.), argumentamos que é apenas através da retomada de uma agenda revolucionária nos estudos de letramento que o letramento crítico pode ser promovido neste estágio avançado do modo de produção capitalista.

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Referências

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