Banner Portal
Iniciação na pragmática: reflexões sobre a conscientização pragmática para professores e alunos de línguas
PDF

Como Citar

BUSNARDO NETO, Joanne M.; EL-DASH, Linda Gentry. Iniciação na pragmática: reflexões sobre a conscientização pragmática para professores e alunos de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 36, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639312. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

In the past twenty years, interest in the pragmatic level of language has been growing among language teachers. Although it constituted oneof the cornerstones of the functional/notional approach, its role in intercultural communication has only more recently been recognized. Pragmatic differences between languages can leadto serious problems, and an awareness of them is important for language learners. One instrument which can be employed for alerting learners to such differences is the Discourse Completion Questionnaire (DCQ), which can be used to investigate speech act behavior. Although this methodology has been criticized for not being sufficiently sensitive due to the artificiality of elicitation, it seems pedagogically valid.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.