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A cenografia e o espaço-tempo no neorrealismo como indicador da sociedade italiana no pós-guerra: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta
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Palavras-chave

Neorrealismo. Cinema. Arquitetura. Espaço Urbano.

Como Citar

SANCHEZ, Renata Latuf de Oliveira. A cenografia e o espaço-tempo no neorrealismo como indicador da sociedade italiana no pós-guerra: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 228–261, 2015. DOI: 10.20396/urbana.v7i1.8642555. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8642555. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As relações entre as diversas produções artísticas ao longo dos anos mostram-se relevantes para o entendimento de um contexto histórico e seu retrato político, social, psicológico. Entendemos que a arquitetura é capaz de moldar uma sociedade e, com sedimentos temporais, revelar informações cruciais do espaço habitado, constantemente formado e transformado. O cinema, por sua vez, capta as emoções e o movimento da realidade pelos olhos de um ser sensível, tornando-se precioso documento histórico e objeto estético. Este artigo discute a relação entre Arquitetura e Cinema a partir do neorrealismo italiano e sua representação do espaço urbano na década de 1940, através de uma análise dual entre as obras Roma, Cidade Aberta (1945), de Rosselini, e Ladrões de Bicicleta (1948), de De Sica.

https://doi.org/10.20396/urbana.v7i1.8642555
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