Banner Portal

Zetetike

Edição Atual

v. 31 (2023)
Publicado em outubro 24, 2023

Escopo:Zetetiké é uma publicação institucional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (em parceria editorial com a UFF), tendo como objetivo contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa na Área da Educação Matemática e, de outro, para a formação de pesquisadores dessa Área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras. A Zetetiké publica artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao ensino e à aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino, à formação de professores que ensinam matemática, às práticas matemáticas na escola, na universidade e em outras atividades sociais, entre outras. Além disso, a Zetetiké pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e por artigos de demanda regular, podendo ser escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Qualis: A2
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1993
e-ISSN:  2176-1744
Título abreviado: Zetetiké
E-mail: zetetike@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Dario Fiorentini
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigo

Kaio Trindade Mineiro Vale, Cássia Batista
e023023
Relações de gênero, docência e Matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8667774
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro
e023024
Professores de matemática em formação inicial: o papel da avaliação na atividade pedagógic
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8664239
Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo, Marisa Martinez Tarran, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Geraldo Aparecido Polegatti
e023025
A disciplina Análise Real e o futuro professor de Matemática: um repensar
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8667533
César Thiago José da Silva, Verônica Gitirana
e023026
Abordagem covariacional de função: aspectos do ensino, aprendizagem e possibilidades das tecnologias digitais
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8664258
Neuma Teixeira dos Santos, Roberta Modesto Braga, Adilson Oliveira do Espírito Santo
e023027
Modelagem matemática e saberes da complexidade: abordagem multitemática
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8665460
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
e023028
Formação de professores e práticas pedagógicas matemáticas na EJA de Sobral
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8659350

Dossiê Temático

Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca, Rodolfo Eduardo Vertuan
e023022
Apresentação - Pensamento criativo/criatividade em matemática: ampliando os horizontes da pesquisa no cenário brasileiro
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8675484
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan
e023001
Constituição da ação criativa em Modelagem Matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672178
Maria da Graça Peraça, Rafael Montoito
e023002
Criatividade e pensamento criativo: um estudo prático sobre os modelos de Wallas e Hadamard
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671675
Raimunda de Oliveira, Cleia Alves Nogueira
e023003
Equações Polinomiais do 1º Grau: estímulo à criatividade nos livros didáticos
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672203
Ildenice Lima Costa, Cleyton Hércules Gontijo
e023004
Pensamento crítico e criativo em matemática e avaliação formativa: limitações e potencialidades
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672206
Mateus Gianni Fonseca, Cleyton Hércules Gontijo, Alexandre Tolentino de Carvalho
e023005
Pensamento crítico e criativo em matemática: rubricas avaliativas
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672149
Teodora Pinheiro Figuereoa, Saddo Ag Almouloud
e023006
Proposta de um modelo didático para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671768
Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro
e023007
Significados e sentidos sobre pensamento criativo e criatividade em Matemática: uma revisão sistemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672205
Gustavo Barbosa
e023008
Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672174
Márcia Rodrigues Leal, Líviam Santana Fontes, Cleiton Rodrigues dos Santos, Cleyton Hércules Gontijo
e023009
Criatividade em matemática e o estágio supervisionado: implicações para a prática docente
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672191
Flávia Sueli Fabiani Marcatto
e023010
Criatividade na formação de professores que ensinam matemática: um estudo de caso
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672194
Jéssica Adriane de Mello, Marcus Vinicius de Azevedo Basso
e023011
Formação de professores e criatividade: uma experiência com licenciandos de matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671862
Arline Thomé da Silva, Renata Veiga, Luciane Mulazani dos Santos
e023012
Insubordinação criativa docente: potente para superação de crenças negativas sobre a matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671815
Heliza Colaço Góes, Ettiène Cordeiro Guérios
e023013
Pensamento criativo na prática didática de professores que ensinam matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672172
Adriana Santos Sousa, Tania Cristina Rocha Silva Gusmão
e023014
(Re)Desenho de tarefas matemáticas à luz dos critérios de idoneidade didática e criatividade
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672198
Rosane Rossato Binotto, Marcus Vinicius Maltempi, Rogério Aparecido Batista da Silva
e023015
Potencialidades da programação em python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672180
Jeferson Moizés Lima, Luciane Mulazani dos Santos
e023016
Aprendizagem criativa na educação matemática: um meio para promover o letramento financeiro
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671806
Alexandre Tolentino de Carvalho, Cleyton Hércules Gontijo, Mateus Gianni Fonseca
e023017
Criatividade coletiva em matemática: o papel da mediação rumo à criatividade compartilhada
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672128
Cristiane Winkel Elert, Thaís Philipsen Grützmann
e023018
Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672190
Celi Espasandin Lopes, Solange Aparecida Corrêa
e023019
Educação estatística propulsora da criatividade e da criticidade na infância
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672080
Leonardo Silva Diniz, Ronaldo Barros Ripardo
e023020
Estratégias criativas na formulação e solução de problemas do discurso matemático escolar
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672196
Gilberto Vieira, Janaína Poffo Possamai, Norma Suely Gomes Allevato
e023021
Proposição de problemas e pensamento criativo na aula de matemática
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671869

Resenha

Monike Alves Gouvea (Resenhista)
e023029
Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores
PORTUGUÊS INGLÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8666031
Ver Todas as Edições