Editorial

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Alves Dassie Universidade Federal Fluminense
  • Enid Abreu Universidade São Francisco
Palavras-chave: Educação. Matemática e artes.

Resumo

Em novembro de 2014, o professor Antonio Miguel nos fez o convite para que coordenássemos a organização de uma edição temática da Zetetiké. Inicialmente voltada para articulações entre Literatura, Educação e Matemática, a proposta foi modificada para se tornar mais abrangente e envolver não apenas a Literatura, mas o campo mais geral das Artes. Fixamos, então, as palavras Educação, Matemática e Artes para definir o tema da edição especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), doutorado em Educação na área temática Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica. É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Conselho de Pareceristas dos periódicos de Educação Matemática Zetetiké (CEMPEM- FE-UNICAMP), Bolema (IGCE- UNESP-Rio Claro) e RELIME-Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, História da Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisadora, tem trabalhado principalmente em temáticas do campo da história da educação matemática. 
Bruno Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. É vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2013-2015). Integra também a equipe do Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UFF). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático e história da educação matemática.
Enid Abreu, Universidade São Francisco
Possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1966), especialização em Lingüística Geral pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1972), especialização em Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo(1969) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1991). Atualmente é professor titular da Universidade São Francisco e Membro de corpo editorial da Horizontes (Bragança Paulista). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:imaginação, gênio, Diderot, estética, significado.
Publicado
2016-01-22
Como Citar
Gomes, M. L. M., Dassie, B. A., & Abreu, E. (2016). Editorial. Zetetike, 23(1), 7-13. https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646550
Seção
Editorial