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Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação
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Palavras-chave

Educação (matemática) escolar
Práticas socioculturais
Jogos simbólico-discursivos
Problematização (in)disciplinar
Transgressão
Desconstrução

Como Citar

MIGUEL, Antonio; VILELA, Denise Silva; MOURA, Anna Regina Lanner de. Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 129–206, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646675. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, que se desenvolve no âmbito da filosofia da educação matemática, estabelecemos diálogo com perspectivas discursivas pós-metafísicas constituídas, sobretudo, nos campos da filosofia e da linguística aplicada. O nosso propósito é investigar estratégias que poderiam viabilizar e dar visibilidade a uma perspectiva transgressiva de ação educativa escolar. Tal perspectiva se pauta em uma ética política desconstrutiva que se desenvolve através da realização do que estamos aqui denominando práticas (in)disciplinares de problematização cultural. Essa problematização incide sobre duas questões centrais, a saber: a desconstrução da matemática como disciplina escolar e a desconstrução da concepção de educação escolar como transmissão ou apropriação individual de conhecimentos disciplinares. Num primeiro momento, fazemos breves comentários acerca dos desdobramentos político-epistemológicos da ética subjacente à concepção euclidiana de matemática. Em seguida, com base sobretudo em ideias do último Wittgenstein, de Foucault e Derrida, desenvolvemos um modo pluralista de ver e ler matemáticas na realização de práticas socioculturais em diferentes contextos de atividade humana. Esse modo (in)disciplinar de praticar matemáticas é ilustrado pela desconstrução do conceito matemático de ordem. Num segundo momento, inspirando-nos no rastro sugerido por Wittgenstein de que aprender é aprender a ver de outras maneiras, procuramos produzir significação preliminar à prática de desconstrução da educação escolar como desvio cultural e como processo neutro de transmissão ou apropriação de conteúdos disciplinares.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646675
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