A geometria de Euclides a Lobatschewski: um estudo histórico-pedagógico

  • Gert Schubring Universidade de Bielefeld
Palavras-chave: Educação matemática. Resenha.

Resumo

O uso da história da matemática para fins de ensino torna-se um assunto sempre mais importante na educação matemática. Porém, a prática de um uso real, seja em sala de aula, seja na formação dos professores, não corresponde à intensidade e à extensão que se requer, teoricamente, a fim de alcançar os resultados desejados de melhoria na qualidade do ensino da matemática. Na discussão sobre este contraste, embora ainda não muito desenvolvida, apontam-se em particular duas razões:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gert Schubring, Universidade de Bielefeld
Professor da Universidade de Bielefeld - Alemanha.

Referências

LAKATOS, Imre. Proofs and refutations: the logic of mathematical discovery. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1976.

MIGUEL, Antonio. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.

SIU, Man-Keung “’No, I don't use history of mathematics in my class. Why?’”, Proceedings of HPM 2004 & ESU 4 (ICME10 Satellite Meeting of the HPM Group & Fourth European Summer University 12 - 17 July 2004 Uppsala), eds. F. Furinghetti, S. Kaijser, C. Tzanakis (Iraklion: University of Crete, 2006), 268-277.

Publicado
2009-10-11
Como Citar
Schubring, G. (2009). A geometria de Euclides a Lobatschewski: um estudo histórico-pedagógico. Zetetike, 16(2). https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646898
Seção
Resenha