Banner Portal
Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula
PDF

Palavras-chave

Etnomatemática. Práticas sociais de referência. Registros de representação semiótica. Volume.

Como Citar

GRANDO, N. I.; MORETTI, M. T. Da cubagem de madeira às possibilidades de discussão em sala de aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 55–70, 2009. DOI: 10.20396/zet.v14i26.8647005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647005. Acesso em: 7 jun. 2023.

Resumo

Este artigo tem como objetivo registrar os procedimentos utilizados em diferentes serrarias da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul para determinar o volume de um toro1 a ser transformado em madeira beneficiada. Além disso, objetiva mostrar possibilidades de discussão em sala de aula, tomando tais procedimentos como uma das referências para a educação matemática na educação básica. Dentre essas possibilidades destacam-se a análise matemática dos procedimentos e algumas das possíveis comparações entre eles, a uniformização dos modelos matemáticos e a análise do erro relativo. Na concretização dessas possibilidades são veiculadas idéias matemáticas que caracterizam o conteúdo de sala de aula, constituindo um novo currículo.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i26.8647005
PDF

Referências

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1985.

DEVELAY, Michel. De l’apprentissage à l’enseignement: pour une épistémologie scolaire. 3. ed., Paris: ESF éditeur, 1993.

DUVAL, Raymond. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, IREM de Strasbourg, n. 5, 1993, p. 37-65.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Cultura, escola e ensino da matemática: algumas reflexões quanto à apropriação do conhecimento escolar em face à questão cultural. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 5, 2005, Porto. Anais... Porto: Ed. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005. 1 CD-ROM.

GIROTTO, Márcia Ballestro. A matemática vivenciada pelos madeireiros em comparação à ensinada em sala de aula. Disponível em : http://www. ensino.univates.br/ ~4iberoamericano/trabalhos/trabalho050.pdf. Acesso em 03/11/2006.

GRANDO, Neiva Ignês. A matemática na agricultura e na escola. 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

GRANDO, Neiva Ignês. A matemática em diferentes contextos culturais. Boletim de Educação Matemática - SBEM/RS, n. 3, p. 8-11, ago./out. 1991.

GRANDO, Neiva Ignês. Diversidade de modelos matemáticos. Boletim de Educação Matemática - SBEM/RS, n.4, p. 26-28, nov./dez. 1991, jan./abr. 1992.

GRANDO, Neiva Ignês; MORETTI, Méricles Thadeu. Análise de modelos utilizados na agricultura na determinação de áreas. Zetetiké, Campinas, a. 3, n. 4, p. 73-93, nov. 1995.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MARTINAND, Jean-Louis. Connaître et transformer la matière: des objectifs pour l’initiaton aux sciences et tecniques. Berne: Peter Lang, 1986.

MONTEIRO, Alexandrina. A etnomatemática em cenários de escolarização: alguns elementos de reflexão. Reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 1, p. 93-108, jan./jun. 2002.

MOSSMANN, Adriana Inês; MALDANER, Janice Maria; BLASZAK, Sidmara. Cubagem de madeira. Disponível em : http://www.projetos.unijui.edu.br/ matemática/modelagem/cubagem/index.html. Acesso em 03/11/2006.

PONTE, João Pedro Mendes da. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003 (CD-ROM), p. 25-39. Lisboa: APM.

VERGNAUD, Gérard. Multiplicative structures. In: LESH, R.; LANDAU, M. (Eds.). Acquisition of mathematics: concept and process. New York: Academic Press, 1983. p. 127-174.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.