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Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática
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Palavras-chave

Professor que ensina matemática
Saberes docentes
Conhecimentos profissionais

Como Citar

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 164–185, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647773. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa compreender o modo como as pesquisas brasileiras sobre formação continuada concebem e investigam os saberes e conhecimentos profissionais de professores que ensinam matemática e sua relação com as práticas profissionais. Após mapear os focos temáticos de estudo das teses de doutorado sobre formação continuada relativas ao Projeto de “Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática”, no período 2001-2012, foram encontradas  13 dentre elas, que abordam  os conhecimentos e saberes profissionais do professor que ensina matemática e que constituem o corpus da revisão sistemática deste estudo. Os resultados de uma metassíntese desse corpus apontam diferentes maneiras de conceber e desenvolver estes estudos e evidenciam contribuições, possibilidades e limites acerca da especificidade e da natureza dos saberes e conhecimentos profissionais de professores que ensinam matemática em um contexto de formação e aprendizagem docente em serviço.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773
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