Banner Portal
Uma análise do projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT
PDF

Palavras-chave

Currículo
Formação de professores em serviço
Mestrado profissional

Como Citar

CALDATTO, Marlova Estela; FIORENTINI, Dario; PAVANELLO, Regina Maria. Uma análise do projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 260–281, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8651034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651034. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo visa analisar e discutir o projeto acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), destacando, sobretudo, a natureza dos conhecimentos formativos que são priorizados por essa política pública de desenvolvimento docente. Tendo por base a teorização de Gimeno Sacristán, esse projeto foi considerado neste artigo o currículo oficial desse programa, que foi analisado a partir de uma perspectiva curricular crítica e de pesquisas que investigam o “conhecimento especializado do professor de matemática”. As análises evidenciaram que esse programa de pós-graduação privilegia a disseminação de códigos e conhecimentos vinculados fortemente à prática do matemático profissional, ao mesmo tempo que não aborda conhecimentos referidos pela literatura especializada como sendo fundamentais para a prática do professor que ensina matemática na educação básica.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651034
PDF

Referências

Apple, M. W. (2006). Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed.

Ball, D. L., Lubienski, S., and Mewborn, D. (2001). Research on teaching mathematics: The unsolved problem of teachers' mathematical knowledge. In V. Richardson (Ed.), Handbook of research on teaching (4th ed.) (pp. 433–456). New York: Macmillan.

Ball, D. L.,Thames, M. H. & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Ball, S.J. (2015). What is policy? 21 years later: reflections on the possibilities of policy research. Discourse, 36(3), 306-313.

Bowe, R.; Ball, S. & Gold, A. (1992). Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge.

Baumert, J., Kunter, M., Blum, W., Brunner, M., Voss, T., Jordan, A., Klusmann, U., Krauss, S., Neubrand, M. & Tsai, M. (2010) Teachers' mathematical knowledge, cognitive activation in the classroom, and student progress. American Educational Research Journal, 47(1), 133-180.

Conselho Nacional de Educação (CNE). (2001). Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares para Cursos de Matemática, Licenciatura e Bacharelado. Brasília: Conselho Nacional de Educação.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2010). APCN – 2010. Aplicativo para Propostas de Cursos Novos. CAPES: Brasília.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2013). Avaliação Suplementar Externa do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Brasília.

Bromme, R. (1993). Beyond subject matter: a psychological topology of teachers’ professional knowledge. In R. Biehler, R. Scholz, R. Sträßer & B. Winkelmann (Eds.). Mathematics didactics as a scientific discipline. The state of the art (pp. 73-88). Dordrecht: Kluwer.

Carrillo, J., Contreras, L. C. & Flores, P. (2013). Un modelo de conocimiento especializado del profesor de matemáticas. In L. Rico, M. C. Cañadas, J. Gutiérrez, M. Molina & I. Segovia (Eds.) Investigación en Didáctica de la Matemática. Libro homenaje a Encarnación Castro (pp. 193-200). Granada: Comares.

Fiorentini, D. & Oliveira, A. T. C. C. (2013) O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, 27(47), 917-938

Gatti, B. A., Barretto, E. S. S., & André, M. E. D. A (2011). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco.

Hill, H.C., Ball, D. L., & Schilling, S. G. (2008). Unpacking “Pedagogical Content Knowledge”. Journal for Research in Mathematics Education, 39(4), 372-400.

Krauss, S., Baumert, J., & Blum, W. (2008). Secondary mathematics teachers' pedagogical content knowledge and content knowledge: validation of the COACTIV constructs. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 40(5) 873-892.

Lopes, A. C. (2007). Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora UNIJUÍ.

Losano, A. L., & Fiorentini, D. (2018). Análise das ênfases formativas de mestrados profissionais destinados a professores de matemática. Revista Internacional de Educação Superior [RIESup], 4(2), 1-30 (AOP).

Ma, L. (2009). Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva.

Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, 27(94), 47-69.

Moreira, P. C., & David, M. M. (2010). A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente. (Coleção Tendências). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Sacristán, J. G. (1998). O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed.

Sacristán, J. G., (2013). O que significa o currículo. In J., G. Sacristán (Ed.) Saberes e incertezas sobre o currículo (pp.16-38). Porto Alegre: Penso.

Saviani, N. (2003). Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico (4a ed.). Campinas: Autores Associados.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) (2010). Projeto Acadêmico do PROFMAT. Rio de Janeiro: SBM.

Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) (2017). PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados. Rio de Janeiro: SBM.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.