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Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)
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Palavras-chave

História da educação
Manual de aritmética
Século XVIII

Como Citar

RIPE, Fernando; ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021025, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661083. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661083. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, dos elementos paratextuais que compõem as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes no manual pedagógico Taboada Curiosa, de autoria do espanhol Joam Antonio Garrido. Publicada inicialmente no ano de 1737 em Lisboa, a obra tinha por objetivo instruir na arte de contar e escrever por meio das regras que se aplicavam nas “boas Escolas” do Reino de Portugal. Consideramos que Taboada Curiosa foi um impresso de relativo sucesso editorial no contexto do setecentismo português, tornando-se um eficiente mecanismo pedagógico para a construção de significados aritméticos. Centraremos nossa análise nos elementos periféricos que compõem o impresso, sobretudo no frontispício, nos agradecimentos, no prólogo e no sumário, destacando como o professor de aritmética Joam Garrido estabeleceu estratégias discursivas de direcionamentos de leitura aos seus potenciais consumidores da obra.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661083
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