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Lesson Study na Formação Inicial
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Palavras-chave

Estudos de aula
Estágio supervisionado
Conhecimentos docentes
Formação de professores

Como Citar

CAETANO, Richael Silva; BEZERRA, Renata Camacho. Lesson Study na Formação Inicial: uma experiência na Disciplina de Estágio. Zetetike, Campinas, SP, v. 32, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.20396/zet.v32i00.8676425. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8676425. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

A presente pesquisa, do tipo qualitativa, visa responder o seguinte questionamento: “Quais as contribuições do Lesson Study para a Formação Inicial de futuros professores de Matemática quando a vivenciam na disciplina de Estágio Supervisionado?”. No papel de protagonistas do próprio conhecimento, cinco futuras professoras de Matemática revisitaram objetos do conhecimento matemático, elaboraram um plano de aula, realizaram a aula com seus pares, assistiram a aula e refletiram sobre a experiência vivenciada. Para a produção dos dados, foram utilizados a observação participante, as narrativas elaboradas pelas licenciandas e as vídeo-gravações referentes ao Lesson Study analisado. Mediante a análise interpretativa dos dados, conclui-se que essa experiência foi importante para a formação das futuras professoras, contribuindo para a construção/o desenvolvimento de conhecimentos docentes referentes ao conteúdo específico, pedagógico do conteúdo e do currículo.

https://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676425
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