Resumo
Este artigo aborda um intercâmbio entre futuros professores de duas universidades brasileiras e uma portuguesa envolvidos em Estudos de Aula na formação inicial de professores de Matemática. O seu objetivo é conhecer como os futuros professores desenvolvem a sua compreensão de uma aula seguindo a abordagem exploratória, focando-se na natureza das tarefas, na estrutura da aula e na discussão coletiva, no contexto das discussões promovidas no intercâmbio. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, desenvolvido em três aulas virtuais gravadas e degravadas. Os dados foram recolhidos, também, de formulários respondidos pelos futuros professores. Para fins de análise, optamos por assumir os pontos de maior discussão entre os futuros professores, entendendo-os como conflituosos ou de difícil compreensão sobre a abordagem exploratória. Como resultados, obteve-se que o intercâmbio contribuiu para melhor compreensão do ensino exploratório pelos futuros professores a partir das discussões realizadas.
Referências
Artigue, M., & Blomhøj, M. (2013). Conceptualizing inquiry-based education in mathematics. ZDM Mathematics Education, 45, 797–810. https://doi.org/10.1007/s11858-013-0506-6
Battista, M. T. (1994). Teacher beliefs and the reform movement in mathematics education. The Phi Delta Kappan, 75(6) 462-463, 466-468, 470.
Burroughs, E. A., & Luebeck, J. L. (2010). Pre-service teachers in mathematics lesson study. The Montana Mathematics Enthusiast, 7(2-3), 391-400. https://doi.org/10.54870/1551-3440.1196
Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.
Cochran-Smith, M., & Lytle, S. (1999). Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. In A. Iran-Nejad & C. D. Pearson (Eds.), Review of Research in Education, 24, 251-307
Duarte, N., Faria, F., & Ponte, J.P. (2024). Preparar e conduzir a discussão coletiva em matemática. Educação e Matemática, 171, 11-14.
Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M.C.Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp.119-161). MacMillan.
Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. FE/Unicamp.
Fujii, T. (2016). Designing and adapting tasks in lesson planning: a critical process of Lesson Study. ZDM Mathematics Education, 48, 411–423. https://doi.org/10.1007/s11858-016-0770-3
Hiebert, J., Morris, A. K., & Glass, B. (2003). Learning to learn to teach: An “experiment” model for teaching and teacher preparation in mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, 6, 201-222. https://doi.org/10.1023/A:1025162108648
Lampert, M., Franke, M. L., Kazemi, E., Ghousseini, H., Turrou, A. C., Beasley, H., et al. (2013). Keeping it complex: Using rehearsals to support novice teacher learning of ambitious teaching. Journal of Teacher Education, 64(3), 226–243. https://doi.org/10.1177/0022487112473837
Lewis, C., Perry, R., & Hurd, J. (2009). Improving mathematics instruction through lesson study: A theoretical model and North American case. Journal of Mathematics Teacher Education, 12, 285-304. https://doi.org/10.1007/s10857-009-9102-7
Macedo, A. D. R., Pina Neves, R. S., & Silva, J. M. P. (2023). Desenvolvimento Profissional de uma professora de Matemática: oportunidades no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study. Paradigma, 44(2), 398 – 424. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p398-424.id1425
Martins, M., Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2021). Os desafios da abordagem exploratória no ensino da matemática: Aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula. Bolema, 35(69), 343-364. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a16
Martins, M., Ponte, J. P., & Mata-Pereira, J. (2023). Preparing, leading, and reflecting on whole-class discussions: How prospective mathematics teachers develop their knowledge during lesson study. European Journal of Science and Mathematics Education, 11(1), 33-48. https://doi.org/10.30935/scimath/12432
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental.
National Council of teacher´s of Mathematics (1994). Normas profissionais para o ensino da Matemática. IIE e APM.
National Council of teacher´s of Mathematics (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM.
Pina Neves, R. S., & Fiorentini, D. (2021). Aprendizagens de futuros professores de matemática em um estágio curricular supervisionado em processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, 14 (34), 1-30. https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12676
Pina Neves, R., Fiorentini, D., & Silva, J. M. P. (2022) Lesson Study presencial e o Estágio Curricular Supervisionado em Matemática: contribuições à aprendizagem docente. Paradigma, 43(1), 409-442. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p409-442.id1178.
Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). APM.
Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181. https://doi.org/10.1108/IJLLS-08-2016-0021
Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2016). Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions. Educational Studies in Mathematics, 93(1), 51-66. https://doi.org/10.1007/s10649-016-9681-z
Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2023). Prospective mathematics teachers’ views of their learning in a lesson study. PNA - Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(2), 117-136. https://doi.org/10.30827/pna.v17i2.23896
Ponte, J.P., Pina Neves, R. S. P., Macedo, A. D. R., & Quaresma, M. (2023). Formação inicial de professores de Matemática: Uma experiência de intercâmbio internacional com base em estudos de aula. Paradigma, 44, 213–240. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418
Quaresma, M., Pina Neves, R. S., & Macedo, A. (2022) Prática Profissional e o Estágio Curricular Supervisionado: Experiências com Lesson Study na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.135-148
Ricks, T. E. (2011). Process reflection during Japanese lesson study experiences by prospective secondary mathematics teachers. Journal of Mathematics Teacher Education, 14(4), 251-267. https://doi.org/10.1007/s10857-010-9155-7
Silva, A. D. R. M. (2020). Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de Matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. [Tese Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Simon, M., & Tzur, R. (1997). Generalizing theoretical accounts of mathematics teachers' practices. In H. Pekhonen (Ed.), Proceedings of the 21st PME Confference (V. 4, pp. 160-167). Lahti.
Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313-340. https://doi.org/10.1080/10986060802229675
Wood, T. (1999). Creating a context for argument in mathematics class. Journal for Research in Mathematics Education, 30(2), 171-191.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Zetetiké