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Apropriação pelos Futuros Professores de Matemática da abordagem do Ensino Exploratório em processo de Estudo de Aula
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Palavras-chave

Abordagem exploratória
Estudo de aula
Futuros professores de Matemática
Intercâmbio

Como Citar

QUARESMA, Marisa Alexandra Ferreira; MACEDO, Aluska; NEVES, Regina da Silva Pina; PONTE, João Pedro Mendes da. Apropriação pelos Futuros Professores de Matemática da abordagem do Ensino Exploratório em processo de Estudo de Aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 32, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.20396/zet.v32i00.8676684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8676684. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este artigo aborda um intercâmbio entre futuros professores de duas universidades brasileiras e uma portuguesa envolvidos em Estudos de Aula na formação inicial de professores de Matemática. O seu objetivo é conhecer como os futuros professores desenvolvem a sua compreensão de uma aula seguindo a abordagem exploratória, focando-se na natureza das tarefas, na estrutura da aula e na discussão coletiva, no contexto das discussões promovidas no intercâmbio. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, desenvolvido em três aulas virtuais gravadas e degravadas. Os dados foram recolhidos, também, de formulários respondidos pelos futuros professores. Para fins de análise, optamos por assumir os pontos de maior discussão entre os futuros professores, entendendo-os como conflituosos ou de difícil compreensão sobre a abordagem exploratória. Como resultados, obteve-se que o intercâmbio contribuiu para melhor compreensão do ensino exploratório pelos futuros professores a partir das discussões realizadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676684
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