Banner Portal
v. 26 n. 1 (2018): Dossiê Temático
Dossiê Temático

Editorial

Jackeline Rodrigues Mendes, Carolina Tamayo-Osorio
1-7
Saberes e práticas matemáticas na educação (escolar) indígena
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8652348
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8652348

Dossiê temático - 2018

Josefina Aguilar Guamán
8-20
El valor cosmocéntrico, estético y del conocimiento en la lengua quichua del Ecuador
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650878
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650878
Adriana Milena Walker Suárez, Carolina Tamayo-Osorio
21-40
Avaliações estandardizadas, modelos de aculturação e transgressão nas comunidades indígenas colombianas
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650888
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650888
Jorge Isidro Orjuela-Bernal, Roger Miarka
41-58
Caminhando entre a [E]educação [I]indígena, a [E]educação [M]matemática e a [E]etnomatemática
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650820
Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Tadeu Oliver Gonçalves
59-74
A comunidade de prática Xerente e suas matemáticas
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650844
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650844
José Roberto da Silva, Evilásio Clecio de Souza, Maria Aparecida da Silva Rufino
75-93
O ritual do toré como organizador prévio para o conceito de círculo
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650471
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650471
Adriano Pawah Suruí, Kécio Gonçalves Leite
94-112
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650870
Luzia Voltolini, Carmen Teresa Kaiber
113-132
Saber cultural e a matemática escolar: encontro necessário na educação escolar indígena
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650861
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650861
Ruana Priscila da Silva Brito, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
133-146
Aldeia, matemática e escola indígena: apropriação de práticas discursivas por estudantes Pataxó
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650482
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650482
Luci dos Santos Bernardi, Jorge Alejandro Santos
147-166
Etnomatemática y pedagogía Freireana: una experiencia intercultural con la comunidad Kaingang
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650727
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650727
Maria Aparecida Mendes Oliveira, Jackeline Rodrigues Mendes
167-184
Formação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650893
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650893
Mara Ryeklma da Costa Silva, Edcarlos Miranda de Souza, Itamar Miranda da Silva
185-205
Percurso formativo de professores que ensinam matemática em escolas indígenas do Acre
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650889
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650889
Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro
206-220
Contribuições da etnomatemática para formação dos professores indígenas do estado do Tocantins
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650884
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650884
Gabriela dos Santos Barbosa
221-239
Formação continuada de professores Guarani: um estudo de conceito sobre números naturais
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650886
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650886
Magna Natalia Marin Pires, Wagner Roberto do Amaral, Jean Carlos Alves da Silva Kuboyama
240-257
O Ciclo intercultural de iniciação acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná: o fortalecimento dos indígenas na educação superior em uma experiência com a Educação Matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650891
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650891