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Compartilhamento de práticas formativas em matemática escolar por professoras alfabetizadoras
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Palavras-chave

Letramento matemático escolar
Formação de professores
Anos iniciais
Letramento do professor

Como Citar

GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes. Compartilhamento de práticas formativas em matemática escolar por professoras alfabetizadoras. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 141–156, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646534. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646534. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto analisa práticas formativas num grupo de professoras alfabetizadoras, que fazem parte do projeto Observatório da Educação, intitulado “Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente”, da Universidade São Francisco, Itatiba, SP, relativo ao período 2013-2014. O projeto tem por objetivo investigar, por meio de um trabalho colaborativo com professoras da educação básica, as práticas de letramentos matemáticos escolares, bem como as práticas de formação docente de professoras que ensinam matemática. Entende-se que as práticas das professoras, quando sistematizadas em forma de narrativa e compartilhadas no grupo de pesquisadores e em eventos científicos, possibilitam um letramento acadêmico de todos os envolvidos. Dessa forma, tomam-se como objeto de análise os momentos de compartilhamento das narrativas das professoras no grupo de pesquisadoras e em eventos científicos, entendendo-as como experiências formativas.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646534
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