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As relações entre as estratégias utilizadas no jogo de regras “Quarto” e a resolução de problemas de conteúdo matemático
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Palavras-chave

Construtivismo
Resolução de problemas
Jogo de regras
Sessões de intervenção

Como Citar

SILVA, Maria José de Castro; BRENELLI, Rosely Palermo. As relações entre as estratégias utilizadas no jogo de regras “Quarto” e a resolução de problemas de conteúdo matemático. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 151–180, 2013. DOI: 10.20396/zet.v20i38.8646615. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646615. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa investigou se a promoção de sessões de intervenção com o jogo de regras “Quarto” poderia ser favorável ao desenvolvimento de novas e melhores formas de raciocínio para a resolução de problemas de conteúdo matemático. Para tanto, contou com a participação de 21 alunos do Ensino Médio, 7 de cada uma das 3 séries pertencentes a 2 escolas da rede particular da cidade de Campinas-SP. Os dados foram recolhidos a partir da realização de uma prova de conhecimentos matemáticos, de sessões de intervenção com o jogo Quarto e da reaplicação da prova de conhecimentos matemáticos. Os problemas foram escolhidos dentre as questões do Enem, as sessões de intervenção foram realizadas por meio computacional e todas as etapas foram realizadas de forma individual. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, através da observação participante da pesquisadora e, de forma quantitativa, por meio do Teste T de Student, o que possibilitou concluir que os resultados da investigação foram favoráveis à questão pesquisada.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646615
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