Banner Portal
Sobre funções e a linguagem matemática da professores do Ensino Médio
PDF

Palavras-chave

Linguagem matemática
Ensino médio
Concepções de professores
Funções.

Como Citar

ZUFFI, Edna Maura; PACCA, Jesuína L. A. Sobre funções e a linguagem matemática da professores do Ensino Médio. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, p. 7–28, 2000. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646712. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um estudo qualitativo sobre a utilização da linguagem matemática por professores de Matemática do Ensino Médio, ao tratarem do tema “funções”. Investigamos as formas de expressão destes professores ao lidarem com suas próprias concepções sobre e tema, bem como ao explorá-lo nas situações pedagógicas em sala de aula, e vimos que há uma coincidência na essência das mesmas, em ambas as situações.Verificamos que a linguagem formal do professor tenta aproximar o conceito de função das suas definições mais atuais, como as de Bourbaki e Dirichlet. Entretanto,em seu uso prático,este tema fica restrito a concepções mais clássicas,como a de Euler.Em ambos os casos,parece haver uma dicotomia entre a linguagem matemática utilizada para lidar com o “teórico” e aquela para expressar as questões “práticas”.

https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646712
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.