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Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática
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Palavras-chave

Formação de professores
Trabalho coletivo
Organização do ensino

Como Citar

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; CEDRO, Wellington Lima. Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 13–28, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646526. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A colaboração de pesquisadores de diferentes instituições em torno do ensino e da aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental resultou na organização de uma pesquisa formativa por núcleos em rede, desenvolvida no âmbito do OBEDUC/CAPES em consonância com os pressupostos da pesquisa colaborativa e da teoria histórico-cultural. Este artigo busca apresentar discussões acerca do fenômeno formação docente e organização do ensino de matemática. A intenção é que estes estudos possam se constituir em indicadores teórico-metodológicos para o processo de aprendizagem docente centrado no modo de produção coletivo. O principal resultado aponta para a importância do compartilhamento do processo de formação em atividades em comum como forma de possibilitar aos sujeitos a oportunidade de desenvolver for- mas específicas de cooperação que venham a favorecer a apropriação do processo significativo da produção coletiva do conhecimento sobre a atividade pedagógica.

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646526
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