Resumen
Neste trabalho, apresentamos um estudo qualitativo sobre a utilização da linguagem matemática por professores de Matemática do Ensino Médio, ao tratarem do tema “funções”. Investigamos as formas de expressão destes professores ao lidarem com suas próprias concepções sobre e tema, bem como ao explorá-lo nas situações pedagógicas em sala de aula, e vimos que há uma coincidência na essência das mesmas, em ambas as situações.Verificamos que a linguagem formal do professor tenta aproximar o conceito de função das suas definições mais atuais, como as de Bourbaki e Dirichlet. Entretanto,em seu uso prático,este tema fica restrito a concepções mais clássicas,como a de Euler.Em ambos os casos,parece haver uma dicotomia entre a linguagem matemática utilizada para lidar com o “teórico” e aquela para expressar as questões “práticas”.Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Derechos de autor 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.