Banner Portal
Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos
PDF

Palavras-chave

Sucesso e fracasso em Matemática
Flexibilidade de pensamento
Cognição

Como Citar

DAVID, Maria Manuela Martins Soares; LOPES, Maria da Penha. Professores que explicitam a utilização de formas de pensamento flexível podem estar contribuindo para o sucesso em matemática de alguns de seus alunos. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 31–58, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i9.8646806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646806. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos as características do aluno de sucesso/fracasso em matemática, levando em consideração fatores de ordem psicológica e cognitiva. O aluno de sucesso ao longo prazo passou a ser identificado como aquele que apresenta um pensamento flexível, que lhe permite alcançar uma compreensão mais global e significativa dos conceitos. Partindo de observações de sala de aula e das interações entre professor e alunos verificamos que, quando os professores fazem uso de formas de pensamento flexível, mesmo que de forma não deliberada, eles pode estar contribuindo para que alguns alunos busquem um sentindo para o uso de fórmulas e conceitos matemáticos, e, em última análise, contribuindo para o sucesso em matemática. Sugere-se que os professores adotem, deliberadamente, uma postura em sala de aula que incentive habilidades de resolução de problemas e formas de pensamento autônomo e flexível.
https://doi.org/10.20396/zet.v6i9.8646806
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.