Banner Portal
Valores da cultura matemática nas vozes de pensadores franceses do século das luzes
PDF

Palavras-chave

Iluminismo
Valores da cultura americana
Alan Bishop

Como Citar

GOMES, Maria Laura Magalhães. Valores da cultura matemática nas vozes de pensadores franceses do século das luzes. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 47–80, 2005. DOI: 10.20396/zet.v13i24.8646988. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646988. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na França do século XVIII, Diderot, d’Alembert, Condillac e Condorcet destacaram-se pela valorização que conferiram ao conhecimento matemático em seus escritos. Neste texto, procuro analisar os valores que esses pensadores associaram à Matemática com base na estrutura proposta pelo pesquisador inglês Alan Bishop em seu livro Mathematical Enculturation: A cultural perspective on Mathematics Education. Para isso, comento brevemente as limitações e possibilidades de uma abordagem de falas do século XVIII referidas a um trabalho produzido no final do século XX e apresento uma visão sucinta da cultura matemática na Europa do Setecentos. Descrevo alguns aspectos dos componentes ideológicos, sentimentais e sociológicos da cultura matemática propostos por Bishop e procuro mostrar exemplos das manifestações desses aspectos nas vozes dos quatro intelectuais iluministas focalizados.
https://doi.org/10.20396/zet.v13i24.8646988
PDF

Referências

ABBAGNANO, N. & VISALBERGHI, A. Historia de la pedagogía. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica, 1995.

BISHOP, Alan J. Mathematical Enculturation: A Cultural Perspective on Mathematical Education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1988.

BISHOP, Alan J. Mathematical values in the teaching process. In: BISHOP, A; MELLIN-OLSEN, S; VAN DORMOLEN, J. (Ed.). Mathematical Knowledge: Its Growth Through Teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 193-214, 1991.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo : Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1999.

CONDILLAC, Étienne B. Oeuves Complètes, Tome XVI, La Langue des Calculs. Genève : Slatkine Reprints, 1970.

CONDORCET, Marie-Jean A. N. C. Esquisse d’un tableau historique des progrès de l’esprit humain. Paris : Éditions Sociales, 1971.

CONDORCET, Marie-Jean N. C. Moyens d’apprendre à compter sûrement et avec facilité. Appareil critique – études, notes, commentaire, bibliographie. Paris : ACL Éditions, 1988.

CONDORCET, Marie-Jean A. N. C. Notas a la segunda edición de su informe sobre la instrución pública. In : Bosquejo de un cuadro historico de los progresos del espíritu humano y otros textos. México, D. F. : Fondo de Cultura Económica, 1997.

D’ALEMBERT, Jean. Essai sur les Éléments de Philosophie ou Sur les Principes des Connaissances Humaines. Texte revue par Catherine Kintzler. Tours : Fayard, 1986.

D’ALEMBERT, Jean. Enciclopédia ou Dicionário Raciocinado das Ciências, das Artes e dos Ofícios. Discurso Preliminar e outros textos. Edição Bilíngüe. Tradução de Fúlvia Moretto. São Paulo : Editora da Unesp, 1989.

DARNTON, Robert. Os filósofos podam a árvore do conhecimento: a Estratégia Epistemológica da Encyclopédie. In: O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Revisão técnica de Ciro Flamarion Cardoso. 2ª edição. 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: Graal, 1996.

DAVIS, Philip ; HERSH, Reuben. A Experiência Matemática. Tradução de João Bosco Pitombeira. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1985.

DIDEROT, Denis. Oeuvres Complètes. Paris: Garnier, 1875.

DIDEROT, Denis. Philosophie et mathématique. Idées I. Édition critique et annotée, présentée par Robert Niklaus et al. Paris: Hermann, 1975.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean. Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Metiers. Tome V. Par une Societé des Gens de Lettres. Paris : Briasson, David, Lebreton, Durand, 1755. Edição Fac-Simile de Pergamon Press.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean. Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Metiers. Tome V. Par une Societé des Gens de Lettres. Paris : Briasson, David, Lebreton, Durand, 1757. Edição Fac-Simile de Pergamon Press.

DIDEROT, Denis ; D’ALEMBERT, Jean. Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Metiers. Tome X. Par une Societé des Gens de Lettres. Neufchastel : Samuel Faulche et Compagnie, 1765. Edição Fac-Simile de Pergamon Press.

DOLLE, Jean-Marie. Politique et Pédagogie. Diderot et les problèmes de l’éducation. Paris : Librairie Philosophique J. Vrin, 1973.

GOMES, Maria Laura M. Quatro visões iluministas sobre a educação matemática : Diderot, d’Alembert, Condillac e Condorcet. 2003. 300 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GRANGER, Gilles-Gaston. La mathématique sociale du marquis de Condorcet. Paris : Éditions Odile Jacob, 1989.

GUSDORF, Georges. Les Sciences Humaines et la Pensée Occidentale. Volume I. De l’Histoire des Sciences a l’Histoire de la Pensée. Paris : Payot, 1966.

HINCKER, François; HINCKER, Monique. Préface et notes à Esquisse d’un tableau historique des progrès de l’esprit humain. Paris : Éditions Sociales, 1971.

HUBERT, René. História da Pedagogia. Tradução de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

KAPLAN, Abraham. Sociology learns the language of mathematics. In: NEWMAN, J. (Ed.). The World of Mathematics. New York: Simon and Schuster, 1294-1313, 1956.

KLINE, Morris. Mathematics in Western Culture. London: Pelican, 1972.

KLINE, Morris. Mathematics: the lost of certainty. New York: Oxford University Press, 1980.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.

MANACORDA, Mario. História da educação: da antigüidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Mônaco. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 1997.

ROMANO, Roberto. O caldeirão de Medéia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

SCHUBRING, Gert. Essais sur l’Histoire de l’Enseignement des Mathématiques, particulièrement en France et en Prusse. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 5, n. 3, p. 343-385, 1985.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Tradução de Abigail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2001.

STENGER, Gerhardt. Nature et liberté chez Diderot après l’Encyclopédie. Paris: Universitas, 1994.

WHITEHEAD, Alfred North. Mathematics as an element in the history of thought. In: NEWMAN, James. (Ed.). The World of Mathematics. New York: Simon and Schuster, 402-416, 1956.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.