30 de Novembro: Dia Internacional da Preservação Digital

Prezados colegas e amigos,

No próximo dia 30 de novembro, a Rede Cariniana comemorará pela primeira vez o Dia Internacional da Preservação Digital, data recentemente declarada pela Coalizão de Preservação Digital (DPC) http://www.dpconline.org/events/international-digital-preservation-day.

A ação reunirá indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais. O objetivo é também criar maior conscientização sobre a preservação digital, que se traduz em uma compreensão mais ampla que permeie todos os aspectos da sociedade – negócios, elaboração de políticas, boas práticas pessoais.

No Ibict serão realizadas algumas iniciativas para celebrar a data, entre elas estão o lançamento do livro Tendências para a gestão e preservação da informação digital e uma ação de promoção da preservação digital, onde será oferecido aos colaboradores do instituto a migração de seus arquivos que ainda estão em disquetes para novas mídias.

Convidamos a todos para que promovam essa data nas suas instituições, compartilhando suas iniciativas de preservação digital nas mídias sociais, grupos e redes de pesquisa. Aos profissionais da informação que têm desenvolvido políticas e práticas de gestão nessa área, também convidamos para que divulguem a data e participem por meio do #IDDP17 com depoimentos pessoais nas suas atividades de garantir a salvaguarda de seus acervos digitais.

Um feliz Dia Internacional de Preservação Digital para todos!!