Declaração do México em favor do ecossistema Latino-americano de acesso aberto não comercial

A Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT, recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Essa licença impede que se faça o uso comercial das publicações distribuídas gratuitamente nos sistemas de acesso aberto. Portanto, é prudente e confiável que o autores, editores e instituições adotem essa licença nas suas publicações, evitando que outros possam fazer uso comercial de suas publicações.

Por esse motivo que as instituições e serviços (LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT) de juntaram para recomendar e combater o mal uso das publicações de acesso aberto na grande rede (Internet).

As instituições, ou mesmo pessoa física,  que quiserem assinar essa Declaração, poderão no próprio site em que está a Declaração, fazer sua adesão com a confirmação e submissão dos dados, conforme modelo abaixo que fica no final do site da Declaração:

Vale apena ressaltar que:

…muitas instituições abriram acesso ao conhecimento, tornando-o disponível, sem barreiras e sem custo em benefício da humanidade, com o entendimento
de que o conhecimento, especialmente o que é resultado do financiamento público, é um bem comum e o acesso a ele, um direito humano. (DECLARAÇÃO…, 2017).

Fonte:

DECLARAÇÃO do México. Disponível em: <http://www.accesoabiertoalyc.org/declaracion-mexico-pt/>. Acesso em: 26 jan. 2018.