Ordem Alfabética dos Periódicos

Brazilian Journal of Oral Sciences

Scope: The Brazilian Journal of Oral Sciences is an international non-profit journal, which publishes Original Research Articles, Short Communications, Literature Reviews, Case Reports, and Letters to the Editor, dealing with Dentistry or related disciplines. Manuscripts, prepared in accordance with the Brazilian Journal of Oral Sciences. This Journal is published by the Piracicaba Dental School – UNICAMP. The periodicity is threemonthly (March, June, September and December) and its scope is the publication of basic and applied studies, in English. The table of contents with free access to the full-length manuscript is on our website. Whilst every effort is made by publishers and Editorial Board to see that no inaccurate or misleading opinion or statement appears in this Journal they wish to make clear that the opinions expressed in the article, correspondence, advertisement, etc., herein are the responsibility of the contributor or advertiser concerned.


e-ISSN:1677-3225Qualis/CAPES: B2 (Other strataKnowledge Area: Biological SciencesUnit: FOP

E-mailbrjorals@fop.unicamp.br

Cadernos de Estudos Lingüísticos

Escopo: A Cadernos de Estudos Lingüísticos publica dois números anualmente e tem como objetivo a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Lingüística.Pretende propiciar aos pesquisadores a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões acadêmicas e estudos analíticos dentro de distintas abordagens teóricas. Espera-se, com isso, tornar disponíveis trabalhos relevantes que proporcionem o diálogo entre diferentes abordagens, o debate de questões pertinentes às áreas e o estímulo para o intercâmbio entre pesquisadores.


ISSN: 2447-0686Qualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IEL

E-mail: revistacel@iel.unicamp.br

Cadernos Pagu

EscopoCadernos Pagu, publicação quadrimestral interdisciplinar, publica artigos inéditos que apresentem contribuições científicas originais; são também publicados debates em torno de textos teóricos relevantes no campo dos estudos de gênero, a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial. Publica, ainda, dossiês temáticos, entendidos como conjuntos articulados e heterogêneos de artigos que propiciem reflexão crítica sobre o tema em foco, suas diferentes e divergentes fontes teóricas, conceituais e metodologias de pesquisa.


E-ISSN0104-8333Qualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: PAGU

E-mailcadpagu@unicamp.br

Conceição/Conception

Escopo: A Conceição/Conception, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, é um periódico semestral, online, que abrange os campos do teatro, da dança e da performance. Publica artigos em português, espanhol e inglês que proponham interfaces, fusões, justaposições e tensões entre esses três campos, partindo-se da afirmação e fortalecimento de suas especificidades.


E-ISSN: 2317-5737Qualis: B1Área do conhecimento: Artes/MúsicaUnidade: IA

E-mailrconceicao@iar.unicamp.br

Conexões

Escopo: A revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde  é um periódico científico com periodicidade trimestral, editado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.  A missão da revista Conexões é divulgar a produção científica em Ciências do Esporte e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as Ciências do Esporte desde que pertinentes ao seu escopo. 


ISSN: 1983-9030Qualis: B3Área do conhecimento: Ciências da Saúde.Unidade: FEF

E-mail: conexoes@fef.unicamp.br

Economia e Sociedade


Escopo: Economia e Sociedade dá preferência a temas de amplo interesse nas áreas de teoria econômica, economia aplicada (nacional e internacional), história econômica e do pensamento econômico; a editoria poderá sugerir o encaminhamento de artigos sobre tópicos considerados de interesse mais restrito a publicações especializadas. A revista preza a comunicação entre cientistas sociais. Por essa razão, aconselha aos autores, quando recorrem a procedimentos formais, o máximo empenho no sentido de assegurar a legibilidade de seus textos. Tal propósito requer clareza na explicitação dos objetivos e das conclusões, bem como transparência no tocante às implicações das hipóteses simplificadoras e dos métodos empregados. Os autores dos artigos são responsáveis pelas ideias e conceitos contidos nos artigos.


e-ISSN:  1982-3533Qualis: B1 Área do conhecimento: Ciências  Sociais AplicadasUnidade: IE

E-mailceliamp@unicamp.br

ETD - Educação Temática Digital

Escopo: A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação eletrônica multidisciplinar, que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador da área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e estrangeiras. O propósito da revista é possuir um escopo multidisciplinar atendendo todas as áreas que permeiam a Educação. Por essa, razão ela é temática e funciona somente no ambiente digital (tipo de suporte), que pode ser traduzido para eletrônico ou on-line, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto.


E-ISSN: 1676-2592Qualis: A1 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: FE

E-mail: etd@unicamp.br

Filosofia e Educação

Escopo: A revista Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.


E-ISSN: 1984-9605Qualis:B3 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: FE

E-mailrfe@unicamp.br 

Idéias

Escopo: A Idéias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. É um periódico semestral, composto por artigos inéditos, de reconhecido mérito científico, no âmbito das disciplinas Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia e História.


ISSN:2179-5525  Qualis: B1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IFCH

E-mailideias@unicamp.br

Labor e Engenho

Escopo: Difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento regional sustentável, valorizando o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional, destacando processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais, promovendo a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local, disponibilizando conhecimentos específicos sobre o planejamento urbano e rural, ordenamento do território e gestão das águas (sistema cidade-campo), a gestão integrada de uma bacia hidrográfica, dos seus recursos hídricos e territoriais através da publicação de artigos técnico-científicos que procuram reconhecer numa determinada região os seus valores locais como recursos para o desenvolvimento sustentável.


E-ISSN: 2176-8846Estrato Qualis: B3 Área do conhecimento: Ciências HumansUnidade: FEC

E-mailargollo@fec.unicamp.br

LIAMES: Línguas Indígenas Americanas

Escopo: A revista LIAMES: Ling. Indig. Am. é uma editada pela área de Linguística Antropológica (Línguas Indígenas) / Centro de Estudos de Línguas e Culturas Ameríndias (CELCAM) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem / UNICAMP. Seu principal objetivo é propiciar aos pesquisadores da área a publicação de artigos de pesquisa e reflexão acadêmicas, estudos analíticos e resenhas que, por sua temática, versem sobre a investigação e documentação de línguas indígenas americanas, elaborados segundo distintas abordagens teóricas. Espera-se, com isso, tornar disponíveis trabalhos sobre as línguas indígenas americanas, proporcionar o diálogo entre diferentes abordagens e estimular o intercâmbio entre pesquisadores da área. De acordo com a política editorial da Revista, são aceitas contribuições de artigos redigidos não só em português, mas também em espanhol e inglês, eventualmente em francês e italiano. 


E-ISSN:2177-7160Qualis: A2 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IEL

E-mail:angel@unicamp.br

Manuscrito


Escopo: Manuscrito é uma revista internacional que publica artigos sobre um amplo espectro de temas filosóficos, especialmente das áreas de História da Filosofia, Filosofia da Linguagem, Filosofia das Ciências Formais, Epistemologia, Ética, Estética, Filosofia Política e Filosofia da Mente. A revista não privilegia nenhuma abordagem filosófica em particular; ao contrário, seu propósito é refletir o progresso da filosofia como um todo, e contribuir para o intercâmbio de idéias e argumentos entre as diferentes escolas contemporâneas de pensamento. Manuscrito publica prioritariamente artigos originais sobre questões relevantes no panorama internacional da filosofia. No entanto, a revista tem uma seção reservada para resenhas críticas de livros selecionados, bem como de artigos particularmente importantes. Como Manuscrito tem o propósito de incrementar o diálogo filosófico internacional, contribuições de qualquer parte do mundo serão bem-vindas e consideradas. Artigos submetidos devem ser em português, inglês, espanhol ou francês.


e-ISSN: 2317-630XQualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: CLE

E-mail: publicacoes@cle.unicamp.br

Opinião Pública


Escopo: Opinião Pública publica artigos sobre teoria e metodologia no campo da opinião pública e estudos sobre comportamento político e social, consolidando-se como importante publicação especializada em âmbito nacional. Além de artigos de pesquisadores brasileiros, também publica trabalhos de pesquisadores estrangeiros e traduções de artigos selecionados pelo Comitê Editorial, considerados importantes para o fortalecimento dessa área de pesquisa no âmbito da comunidade acadêmica nacional.


E-ISSN: 1807-0191Qualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: CESOP

E-mail: rop@unicamp.br

PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção

Escopo: A revista eletrônica PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção - vinculada ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, tem como objetivo colaborar com a divulgação de pesquisas acadêmicas relacionadas à arquitetura e urbanismo contemporâneos, à construção e à integração destas áreas. Atua prioritariamente nas seguintes áreas: métodos de projeto, teoria da arquitetura e tecnologia da construção. Seu conselho editorial e comitê científico internacional procuram assegurar qualidade às irrestritas possibilidades de discussões acadêmicas nas atuais formas da disciplina. Desse modo, a revista pretende contribuir para ampliar o repertório teórico e científico capaz de auxiliar arquitetos, urbanistas e engenheiros civis em suas atuações profissionais ou acadêmicas.


E-ISSN: 1980-6809Qualis:B1 Área do conhecimento: Ciências Sociais AplicadasUnidade: FEC

E-mail:parc@fec.unicamp.br 

Pitágoras 500

EscopoA revista Pitágoras 500 é uma publicação semestral vinculada ao Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp. Seu foco consiste em publicar artigos sobre Teatro . Seus eixos de interesse abarcam todo o tipo de pesquisa relacionada ao conhecimento teatral, desde os aspectos voltados para os processos de criação do espetáculo cênico, tais como o trabalho do ator, experimentações de linguagens variadas, instrumentação de palco; até contribuições acerca da história do teatro, da teoria do drama, do estudo vertical de dramaturgia, entre outros. A Pitágoras 500 almeja alcançar, portanto, todo tipo de reflexão acerca do fazer teatral.


E-ISSN:2237-387XQualis: B3Área do conhecimento: ArtesUnidade: IA

E-mail:pitagoras500@iar.unicamp.br 

Pro-Posições


Escopo: Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos. O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial. São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora.


e-ISSN:  1980-6248Qualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: FE

E-mail: proposic@unicamp.br

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Escopo: A RDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. A revista compreende as áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação, e áreas afins como os da educação, administração, cultura e pesquisa, telecomunicações e informática. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber.


E-ISSN: 1678-765XQualis: B1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: SBU

E-mailrdbci@unicamp.br

Remate de Males

Escopo: Remate de Males é uma publicação semestral do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e fontes documentais relevantes para os estudos literários. A revista aceita colaborações vinculadas à teoria, à crítica e à história literárias. Dossiês temáticos e seus respectivos prazos para submissão de artigos serão periodicamente divulgados pela comissão editorial. Artigos de temática livre podem ser submetidos em fluxo contínuo. 


E-ISSN:2316-5758Qualis: A1 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IEL

E-mail:remate@iel.unicamp.br

Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura

Escopo: Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura é uma publicação semestral do Centro de Memória - Unicamp (CMU), que desde 1990 se dedica à divulgação de trabalhos na área das Ciências Humanas e das Artes. Dentro deste escopo, publica dossiês temáticos, artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e resultados de pesquisas que contribuam para aprofundar discussões que acontecem no âmbito da academia, mas que tenham potencial de atingir e sensibilizar o público em geral.


E-ISSN:2178-3284Qualis: B3Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: CMU

E-mail:resgate@unicamp.br

Revista Arqueologia Pública

Escopo:A Revista Arqueologia Pública está integrada as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP. O periódico tem como objetivo divulgar trabalhos que abordam temáticas da Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória.


E-ISSN:2237-8294Estrato Qualis: B1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: NEPAM

E-mailarqueologiapublica.revista@gmail.com

Revista Brasileira de Inovação

Escopo: Revista Brasileira de Inovação (RBI) é um periódico interdisciplinar com foco em estudos da inovação. Tem o propósito de servir ao debate acadêmico sobre a inovação e os avanços científicos e tecnológicos e seus impactos econômicos, sociais, organizacionais e ambientais, contribuindo para a disseminação de novos conhecimentos e para a formulação de políticas públicas e a gestão de organizações privadas.


E-ISSN: 2178-2822Qualis: B1 Área do conhecimento: InterdisciplinarUnidade: IG

E-mail:rbi@ige.unicamp.br   

Revista HISTEDBR On-line

Escopo: Revista HISTEDBR On-line é uma publicação trimestral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP. Seu objetivo é publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).


ISSN: 1676-2584Qualis: B1 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidadeFE

E-mail:histedbr@unicamp.br

Revista Internacional de Educação Superior

Escopo: A Revista Internacional de Educação Superior, publicação do Grupo de Pesquisa GEPES da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - Universidade do Oeste de Santa Catarinense,  tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.   São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial, com edição bilíngue.


e-ISSN: 2446-9424Qualis/CAPES: B1 Área do Conhecimento: Ciências HumanasUnidade: FE

E-mailriesup@g.unicamp.br

RUA


Escopo: A RUA é uma revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri/Unicamp e reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de práticas da cidade a partir das dimensões do simbólico e do político em uma relação entre o saber urbano e a linguagem.
Seu objetivo principal é o de refletir sobre o espaço urbano concebido como espaço de significação, propiciando um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento


E-ISSN: 2179-9911Qualis: B1Área do conhecimento: Interdisciplinar / Letras / LinguísticaUnidade: LABEURB

E-mail: publabe@unicamp.br

Segurança Alimentar e Nutricional

EscopoA revista Segurança Alimentar e Nutricional é semestral e publica contribuições cientificas originais, revisões, discussões e debates sobre a temática da segurança alimentar e nutricional (incluindo aspectos socioeconômicos, tecnológicos e de gestão relevantes para área de forma geral). Desde 2015 a Revista integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP e a partir de 2016 os artigos publicados passarão a ter DOI (Digital object identifier) tornando mais fácil a busca e disseminação dos trabalhos publicados.


E-ISSN: 2316-297XQualis:B4 Área do conhecimento: Ciências Biológicas / InterdisciplinarUnidade: NEPA

E-mailrevnepa@unicamp.br

Serviço Social e Saúde

Escopo: Serviço Social & Saúde é um periódico especializado, aberto à contribuições da comunidade científica nacional e internacional, arbitrado e distribuído a leitores do Brasil e de vários outros países. Os trabalhos submetidos são avaliados por pelo menos dois revisores pertencentes ao quadro de colaboradores da revista em procedimento sigiloso quanto à identidade tanto do(s) autor(es) quanto dos revisores. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão ao uso de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes.


E-ISSN: 2446-5992Qualis: B3Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: HC /SS

E-mail: ssaude@hc.unicamp.br

Terrae Didatica

EscopoTerræ Didatica destina-se a divulgar ações educacionais, fomentar a busca de novas experiências pedagógicas e estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas educativas inovadoras. Contribuições de diferentes tipos, como animações, jogos, demonstrações ou aplicações didáticas de pesquisas acadêmicas e profissionais são bem-vindas, na medida em que constituírem inovações no campo educacional. 


E-ISSN: 1980-4407Qualis: A2Área do conhecimento: Ciências Exatas / HumanasUnidade: IG

E-mail: terraedidatica@ige.unicamp.br

Trabalhos em Linguística Aplicada


Escopo: Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem como objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada. A revista tem interesse em publicar textos que reflitam sobre a linguagem, a partir de alguns eixos: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; antropologia linguística; políticas linguísticas; discursos e políticas.


e-ISSN: 2175-764XQualis: A1Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IEL

E-mail:viveras@iel.unicamp.br

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade

Escopo: URBANA  é a revista eletrônica do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e dedica-se à publicação de artigos baseados em pesquisas originais, de resenhas e de traduções, sempre dentro da temática ampla da história urbana. Urbana recebe artigos nos idiomas: português e espanhol. Urbana recebe contribuições destinadas ao público acadêmico, voltadas ao estudo de temas relativos à produção do universo urbano na sociedade moderna (tais como: história da cidade e do urbanismo, políticas públicas, intervenções urbanas, políticas de preservação e patrimônio, avaliações críticas e reflexões sobre a cidade, cultura e linguagens urbanas, espaço político/público, saberes eruditos e especializados sobre a cidade, tensões sociais e cidadania). 


E-ISSN:1982-0569 Qualis:B3 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: IFCH

E-mail:urbana.ciec@gmail.com

Zetetike

Escopo: A Zetetiké é uma publicação institucional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (em parceria editorial com a UFF), tendo como objetivo contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa na Área da Educação Matemática e, de outro, para a formação de pesquisadores dessa Área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras. A Zetetiké publica artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao ensino e à aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino, à formação de professores que ensinam matemática, às práticas matemáticas na escola, na universidade e em outras atividades sociais, entre outras. Além disso, a Zetetiké pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e por artigos de demanda regular, podendo ser escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.


e-ISSN:  2176-1744Qualis: B1 Área do conhecimento: Ciências HumanasUnidade: FE 

E-mail: zetetike@unicamp.br