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Arte Imersiva Homeodinâmica: Qualidades projetuais, estético-poéticas e tecnológicas orientadas à promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde do organismo vivo
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Palavras-chave

Arte-Design Homeodinâmicos
Realidade Virtual Imersiva em HMD
Biointerface Inteligente

Como Citar

Arte Imersiva Homeodinâmica: Qualidades projetuais, estético-poéticas e tecnológicas orientadas à promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde do organismo vivo. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e024016, 2024. DOI: 10.20396/conce.v13i00.8678278. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8678278. Acesso em: 31 maio. 2025.

Resumo

Este artigo investiga o desenvolvimento de obras imersivas em dispositivos de realidade virtual head mounted display, com foco no bem-estar imediato dos interatores. A pesquisa integra Arte, Realidade Virtual, Neurociências e Saúde para identificar elementos projetuais, estético-poéticos e tecnológicos que promovem a homeostase biológica e sociocultural. A obra [inside] breathe exemplifica esse processo, por meio de uma biointerface inteligente que responde ao ritmo respiratório dos participantes, gerando respostas visuais e sonoras para prevenir e restaurar o equilíbrio corpo-mente-espírito-ecossistema, diante das iniquidades socioeconômicas-ambientais da vida contemporânea.

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