Resumo
O entrelaçamento da dança com as artes digitais oferece um campo fértil para a abordagem dos arquivos como invenções. O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos das plataformas digitais, Synchronous Object, Motion Bank e os Choreographic Coding Labs como dispositivos potentes para ampliarmos as noções dos arquivos digitais em dança.
Referências
BERMUDEZ, Bertha; DELAHUNTA, Scott. Capturing Intention. Amsterdam: Emio Greco|PC and the Amsterdam School of the Arts. 2007.
BURT, Ramsay. Judson Dance Theatre. Performative Traces. New York: Routledge, 2006.
BLADES, Hetty. Scoring Dance: The Ontological Implications of “Choreographic Objects”. Coventry: Coventry University, 2015.
BLEEKER, Maaike (Ed.). Transmission in Motion: The Technologizing of Dance. New York: Routledge, 2017.
BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID editorial, 2008.
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
DELAHUNTA, Scott. Motion Bank. A broad context for choreographic research. In: BLEEKER, Maaike (Ed.) Transmission in Motion. The Technologizing of Dance. New York: Routledge, 2017.
DELAHUNTA, Scott. Motion Bank: Starting Points and Aspirations. Frankfurt: The Forshythe Company, 2013.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FORSYTHE, William. Choreographic Objects. Disponível em: <http://www.williamforsythe.com/essay.html>. 2009. Acesso em: 21 mar. 2018.
FORSYTHE, William. Choreographic Objects. New York: Prestel, 2018.
FORSYTHE, William. Objetos coreográficos. São Paulo: Sesc Pompéia, 2019. Catálogo de exposição. 27 mar. a 28 jul. 2019.
KARREMAN, Laura. The Motion Capture Imaginary. Digital Renderings for Dance Knowledge. Flanders: Ghent University, 2017.
LEACH, James. Choreographic Objects. Contemporary Dance, Digital Creations and Prototyping Social Visibility. Journal of Cultural Economy, v.7, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/17530350.2013.858058>. Acesso em: 14 fev. 2018.
LEPECKI, André. The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances. Dance Research Journal, v. 42, n. 2, p. 28-48, Winter 2010.
MASSUMI, Brian. O que os animais nos ensinam sobre política. São Paulo: N-1 edições, 2017.
ROSA, Thembi; FERNANDES Carla. Lab Brazil: Parquear Bando digital annotation: on digital scores for collective performance interventions in public spaces. International Journal of Performance Arts and Digital Media, 17:1, 56-68, 2021. DOI: 10.1080/14794713.2021.1885191
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14794713.2021.1885191
ROSA, Thembi. Dança: arquivos como invenções. 2020. Tese de Doutorado defendida na Linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020. http://hdl.handle.net/1843/38052.
ROSA, Thembi. Dança: modos de estar. Princípios organizativos em dança contemporânea. 2010. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Dança, Faculdade de Dança, Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2010.
ROSA, Thembi. Parquear bando: objetos coreográficos. In: TAVARES, Mariana Ribeiro; GINO, Maurício Silva (Orgs.) Pesquisas em animação: cinema e poéticas tecnológicas. Belo Horizonte: Editora Ramalhete, 2019a.
SETENTA, Jussara. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.
SHAW, Norah Zuniga. Synchronous Objects: What Else this Dance Might Look Like? In: BLEEKER, Maaike (Ed.) Transmission in Motion. The Technologizing of Dance. New York: Routledge, 2017.
STANCLIFFE, Rebecca. Video Annotation for the Articulation and Transmission of Dance. In: ELIS, Simon; BLADES, Hetty et al. (Eds.) A World of Muscle, Bones & Organs. Research and Scholarship in Dance. Coventry: C-DARE at Coventry University, 2018.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Conceição/Conception