Resumo
Neste artigo investigamos os aspectos da Educação STEAM que foram mobilizados no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática por alunos do 7º ano ao utilizar o jogo Minecraft nas aulas de Matemática. Para isso, nos fundamentamos no quadro teórico da modelagem matemática como uma abordagem didático-pedagógica que pode possibilitar a integração da Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Os dados que subsidiaram a análise qualitativa foram obtidos por meio de gravações em áudio e vídeo e nos registros escritos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no interior do estado de São Paulo ao desenvolverem um projeto de piscina para ser executado na escola. Por meio da manipulação de blocos e outros recursos pertencentes ao Minecraft, os alunos elaboraram um projeto de construção de piscina, permitindo integrar aspectos das áreas STEAM, principalmente Tecnologia e Matemática. A integração da Educação STEAM promoveu um ambiente educacional em que conteúdos matemáticos, como perímetro, volume e capacidade, emergissem de modo natural pelos alunos em discussões promovidas pela professora.
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