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Ludicidade, infância e educação: uma abordagem histórica e cultural
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Palavras-chave

Ludicidade. Cultura. Educação. Infância

Como Citar

PEREIRA, Reginaldo Santos. Ludicidade, infância e educação: uma abordagem histórica e cultural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 170–190, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641935. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641935. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O lúdico ocupa um lugar significativo em nossa cultura e no desenvolvimento humano, abrangendo tanto a atividade individual e livre quanto a atividade coletiva e regrada, em um movimento progressivo e integrado, que contribui para o desenvolvimento da atividade motora, cognitiva, afetiva, das relações sociais, culturais, éticas e estéticas. Este artigo intenciona apresentar uma abordagem histórica e cultural do papel da ludicidade na educação e na infância. Discute a necessidade de se pensar a constituição de uma cultura lúdica e uma educação estética nos processos educativos, bem como a reflexão acerca da transformação de nossos rígidos espaços-tempos de vida cotidiana, na tentativa de se (re) construir um diálogo multicultural em meio às diversas culturas silenciadas. Conclui-se a necessidade de resgatar e valorizar a cultura e o lúdico na vida, na escola e nos processos formativos. Para a viabilização de uma cultura lúdica e estética, requer um esforço e labor coletivos, movidos por uma epistemologia social, crítica, reflexiva e sensível aos choques e resistências, pois trata-se de tocar em estruturas sociais, culturais e disciplinares historicamente constituídas.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641935
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