Banner Portal
A dislexia a partir do enfoque histórico cultural: uma proposta de intervenção integral no sistema educativo cubano
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Educação
Enfoque histórico-cultural
Dislexia
Consciência fonológica
Problemas de aprendizagem

Como Citar

A dislexia a partir do enfoque histórico cultural: uma proposta de intervenção integral no sistema educativo cubano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020041, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659838. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659838. Acesso em: 3 jun. 2025.

Resumo

A educação está muito relacionada com o desenvolvimento dos seres humanos. Com relação a isso, na Psicologia, existem diferentes posturas que se evidenciam em teorias, metodologias e práticas. Tais posturas impactam radicalmente nos estudos e nas intervenções das pessoas com problemas de aprendizagem. Nesse artigo, realizaremos uma análise crítica dos estudos da Dislexia a partir do Enfoque Histórico Cultural, evidenciando como as concepções explicam o problema de aprendizagem e conduzem suas metodologias interventivas por caminhos difíceis de salvar o êxito de seu objetivo principal: a consciência fonológica. No entanto, ao tomar como base os fundamentos teóricos-metodológicos do Enfoque Histórico Cultural se mostram as condições necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento da habilidade de análise sonora das palavras, qualidade que permite às crianças aprendizagem da leitura e escrita. Estas defesas fazem parte da resposta integral que o sistema educativo cubano emprega ao fenômeno da Dislexia graças a sua orientação teórica que considera as qualidades  para poder ler e escrever não inatas as pessoas, antes um produto de um complexo desenvolvimento humano potencializado pela educação.

PDF (Espanhol)

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Fifth Edition. Washington DC: American Psychiatric Publishing, 2013.

ARIAS, G. B. El Retardo en el desarrollo psíquico o dificultades específicas de aprendizaje. In: GARCÍA, M. T.; BEATÓN, G. A. Psicología Especial. Tomo II. La Habana: Félix Varela, 2006. p. 169-218.

ARIAS, G. B. La persona en el enfoque histórico cultural. Sao Paulo, BR: Editorial Linear B, 2005.

ETCHEPAREBORDA, M. C. La intervención en los trastornos disléxicos: etrenamiento de la consciencia fonológica. Revista de Neurología, p. 13-19, 2003.

GAYÁN, J. La evolución del estudio de la dislexia. Anuario de Psicologia, v. 32, n. 1, p. 3-30, 2001.

LÓPEZ, J.; BORGATO, A. Formación de la habilidad de análisis sonoro de la palabra en ñinos del sexto año de vida. In: SIVERIO, A. M. et al. Estudio sobre las particularidades del desarrollo del niño preescolar cubado. Cuidad de la Habana: Pueblo y Educación, 2002. p. 216-226.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid, ES: Editorial Aprendizaje/Visor, 1993. Tomo II.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid, ES: Editorial Aprendizaje/Visor, 1995. Tomo III.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista HISTEDBR On-line