Resumo
Este artigo tem como tema a escola primária da Província de Goyaz durante o século XIX e tem como questão problema compreender essa escola e os ideais da instrução primária na Província de Goyaz entre os anos de 1835 a 1888, a partir dos Relatórios dos Presidentes da Província. Os discursos desses sujeitos foram analisados à luz das caracterizações de modernização e civilidade dados por estes em suas falas, no sentido de levar a população goiana ao progresso, através da instrução, dentre outros fatores. Trata-se de um trabalho historiográfico com as fontes aos olhos da História da Educação, no sentido de compreender a história da educação goiana durante o século XIX. Dentre a documentação analisada estão os Relatórios de Presidentes de Província que destacam a educação primária pública como pilar de desenvolvimento.
Referências
ABREU, S. E. A. de. A Instrução Primária na Província de Goiás no Século XIX. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
ALMEIDA, J. R. P. de. Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. Trad. Antonio Chizzoti; ed. crítica Maria do Carmo Guedes. 2ªed. rev. São Paulo: EDUC, 2000.
ASSIS, A. C. de. Relatório apresentado à Asembléa Legislativa provincial de Goyaz na sessão ordinária de 1875 pelo Exm. Presidente da Província Dr. Antero Cícero de Assis. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 12. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1875-1879: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1999.
BERTRAN, P. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1850-1853: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos, etc. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 5. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1996.
BRASIL. Decreto n. 1.331A de 17 de fevereiro de 1854. Approva o regulamento para a reforma do ensino primário e secundário do Ministério da Côrte. Colleção das Leis do Imperio do Brasil. Tomo 17, parte 2, secção 12, p. 45. 1854. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/3_Imperio/artigo_004.html. Acesso em 26/07/2023.
BRASIL. Lei Imperial de n. 40 de 3 de outubro de 1834. Dispõe sobre o poder do presidente de província. Coleção de Leis Império do Brasil do ano de 1834. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1866.
BRETAS, G. F. História da Instrução Pública em Goiás. Goiás: Editora da UFG, 1991.
CAMARGO, L. G. de. Relatório que à Assembléia Legislativa de Goyaz apresentou na Sessão Ordinária de 1837 o Exmo. Presidente da mesma Província Doutor Luiz Gonzaga de Camargo. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 3. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1835-1843: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1986.
CASTANHA, A. P. O Ato Adicional de 1834 na história da educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, p. 169-195, 2006.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Renaud. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CERQUEIRA, F. J. da G. Relatório que à Assembléia Legislativa de Goyaz apresentou na Sessão Ordinária de 1856 o Exmo. Presidente da mesma Província Dr. Francisco Januária da Gama Cerqueira. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 7. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1856-1859: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1997.
CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.
ELIAS, N. O processo civilizatório: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
FARIA FILHO, L. M. de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na primeira república. Passo Fundo: UPF, 2010.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
GARCIA, L. F. Goyas: uma província do sertão. Goiânia: Cânone Editorial/Ed. PUC-Goiás, 2010.
GONDRA, J. G. Medicina, Higiene e Educação Escolar. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano M. de F.; VEIGA, Cynthia. Greive. 500 anos de Educação no Brasil. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 519-550.
GOYAZ, Lei n. 13 de 1835. Primeira Lei Goiana de Instrução Pública: In: Livro da Lei Goiana. Meyaponte: Thypographia Provincial. 1835.
HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Cengage-Learning, 2003.
JARDIM, J. R. Relatório que à Assembléia Legislativa de Goyaz apresentou na Sessão Ordinária de 1835 o Exmo. Presidente da mesma Província Joze Rodrigues Jardim. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 3. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1835-1843: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1986.
LEITE, M. das G. S. D. Instrução Pública na província de Goyaz: discurso e memória histórica (1835-1856). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
OLIVEIRA, M. F.; ROCHA, L. M. A Matutina Meyapotense e a questão indígena em Goiás no século XIX. Outros Tempos, v. 11, 2014, p. 83-97.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
PALACÍN, L. Apresentação. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 3. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1835-1843: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1986.
RAMALHO, J. I. Relatório que à Assembléia Legislativa de Goyaz apresentou na Sessão Ordinária de 1847 o Exmo. Presidente da mesma Província Doutor Joaquim Ignácio Ramalho. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 4. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1845-1849: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 1996.
RIZINNI, I.; GONDRA, J. G. Higiene, tipologia da infância e institucionalização da criança pobre no Brasil (1875-1899). Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 19, 2014, p. 561-584.
SANT’ANNA, T. Gênero, História e Educação: a experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás (1827-1889). Universidade de Brasília, UNB, Tese (Doutorado em História), 2010.
SANTOS, A. de O. Entre afirmações e o caos: o Lyceo de Goyas e a instrução secundária oitocentista. Goiânia-GO. Universidade Federal de Goiás – UFG, Dissertação (Mestrado em História), 2016.
SCHELBAUER, A. R. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). História e memória da educação no Brasil: século XIX. Petrópolis, RJ: Vozes. v, 2, 2005.
SILVA, N. R. de A. Tradição e Renovação Educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975.
SPINOLA, A. de S. Relatório apresentado à Assembléa L. Provincial de Goyaz, no dia 1º. de março de 1880. In: MEMÓRIAS GOIANAS V. 13. Relatórios dos governos da Província de Goyaz de 1880-1881: relatórios políticos, administrativos, econômicos, religiosos etc. Sociedade Goiana de Cultura, Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, Centro de Cultura Goiana. Goiânia: Ed. UCG, 2001, p. 32-39.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Henrique Martins da Silva; Fernanda Barros