Banner Portal
Como aprender perguntando a partir de uma unidade de aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Unidade de educação básica
Pesquisa na sala de aula
Perguntas dos estudantes

Como Citar

Como aprender perguntando a partir de uma unidade de aprendizagem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024037, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8674424. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674424. Acesso em: 3 jun. 2025.

Resumo

Este estudo foi realizado no contexto de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre alimentos, em uma turma de 20 estudantes de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Rio Grande do Sul, Brasil, no componente curricular de Ciências. O objetivo geral da investigação foi compreender as características das perguntas propostas pelos estudantes no decorrer da UA. Para tanto, pretendeu-se dar resposta para a pergunta: como se caracterizam as perguntas formuladas pelos estudantes no desenvolvimento de uma UA sobre alimentos? As informações analisadas foram perguntas propostas pelos estudantes relativas à temática “alimentos”, realizadas durante o desenvolvimento da UA. Os resultados fornecem indicativos de que, ao longo das atividades, o percentual de perguntas de caráter investigativo avançou consideravelmente. Como conclusão, afirma-se que isso pode estar associado aos pressupostos do modo de organização dos conhecimentos escolares que tem como princípio a pesquisa, sendo esta capaz de mobilizar a curiosidade epistêmica, o que pode favorecer a emergência de um número significativo de perguntas investigativas. Defende-se, portanto, a relevância de desenvolver ações educativas que instiguem ao questionamento, superando a mera busca por informações ou explicações.

PDF

Referências

ARIAS, P. J.; SÁNCHEZ, J. G. La pregunta como muestra de maduración y desarrollo cognitivo: teoría y práctica. México: Red Durango de Investigadores Educativos, 2015.

BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

CAMARGO, A. N. B. A influência da pergunta do aluno na aprendizagem: o questionamento na sala de aula de química e o educar pela pesquisa. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

CHIN, C.; BROWN, D. E. Learning in science: A comparison of deep and surface approaches. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 2, p. 109-138, jan. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(200002)37:2%3C109::AID-TEA3%3E3.0.CO;2-7. Acesso em: 30 jul. 2023.

CHIN, C.; CHIA, L. Problem‐based learning: Using students' questions to drive knowledge construction. Science education, v. 88, n. 5, p. 707-727. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.10144. Acesso em: 10 jul. 2023.

CHIN, C.; OSBORNE, J. Students' questions: a potential resource for teaching and learning science. Studies in Science Education, v. 44, n. 1, p. 1-39. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03057260701828101. Acesso em: 28 jul. 2023.

CUCCIO‐SCHIRRIPA, S.; STEINER, H. E. Enhancement and analysis of science question level for middle school students. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 37, v. 2, p. 210-224, fev. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(200002)37:2%3C210::AID-TEA7%3E3.0.CO;2-I. Acesso em: 13 jul. 2023.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FONSECA, M. C. O desenvolvimento em química de competências em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FREIRE, P. Educação e mudança. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GALIAZZI, M. C.; GARCIA, F. A.; LINDEMANN, R. H Construindo caleidoscópios: organizando unidades de aprendizagem. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, 2004. p. 65-84.

AUTOR. Estudo sobre a reconstrução significativa de conteúdos no ensino fundamental por meio de uma unidade de aprendizagem sobre alimentos. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade de Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

AUTOR; PAULETTI, F.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: os interesses dos estudantes manifestados por meio de perguntas sobre a queima da vela. Acta Scientiae, Canoas, v. 18, n. 2, p. 498-516, maio/ago. 2016.

GIL, D.; VILCHES, A. La contribución de la ciencia a la cultura ciudadana. Cultura y Educación, v. 16, n. 3, p. 259-272, jan. 2004.

GONZÁLEZ, S. M.; FURMAN, M. Categorización de preguntas formuladas antes y después de la enseñanza por indagación. Praxis & Saber, v. 5, n. 10, p. 75-91, jul./dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.19053/22160159.3023. Acesso em: 12 jul. 2023.

HAGAY, G.; BARAM, A. A strategy for incorporating students’ interests into the high‐school science classroom. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 949-978, mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tea.21228. Acesso em: 10 jul. 2023.

HARLEN, W. Enseñanza y aprendizaje de las ciências. 2. ed. Madri: Morata, 1994.

MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 29-44, maio/ago. 2012.

MARTINS, J. S. Trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas: Papirus, 2001.

MORAES, R. O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos. CONJECTURA: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 135-150, jan./abr. 2010.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. A pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 11-20.

MORAES, R.; GOMES, V. Uma unidade de aprendizagem sobre unidades de aprendizagem. In: GALIAZZI, M. C.; AUTH, M.; MORAES, R. MANCUSO, R. (orgs.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 243-280.

SANMARTÍ, N.; MÁRQUEZ, C. Enseñar a plantear preguntas investigables. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, v. 1, n. 70, p. 27-36, jan. 2012.

SANTOS, J. C. L.; FREITAG, R. M. K. Perguntas na sala de aula: relações de poder, tópico discursivo e conhecimento. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 83-96, jan./abr. 2012.

SILVA, C. A. R. A utilização de jogos didáticos como recurso para promover o questionamento. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade de Aveiro, Portugal, 2015.

SPECHT, C. C. A valorização das perguntas por professores em aulas de química: estudo de casos múltiplos. 2017. 123 f. (Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

TORT, M. R.; MÁRQUEZ, C.; SANMARTÍ, N. Las preguntas de los alumnos: una propuesta de análisis. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 31, n. 1, p. 95-114. 2013.

VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem: questionamento promotor do pensamento crítico. Instituto Piaget: Lisboa, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista HISTEDBR On-line