Banner Portal
Instrução pública e materialidade: um estudo sobre cultura material escolar em instituições educacionais paraenses no início do século XX
PDF

Palavras-chave

Cultura material escolar
Instrução pública
Primeira República

Como Citar

Instrução pública e materialidade: um estudo sobre cultura material escolar em instituições educacionais paraenses no início do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024056, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8675293. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8675293. Acesso em: 2 jun. 2025.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender, por meio da cultura material escolar, os significados dados à instrução pública no Pará na Primeira República, mais especificamente entre os anos de 1901 e 1909, que correspondem ao governo de Augusto Montenegro. A metodologia de pesquisa foi baseada na investigação de documentos, como jornais e relatórios do Estado, com temas voltados para os assuntos da Instrução Pública. Foi feita análise de conteúdo, mediante etapas de levantamento, triagem e intepretação das fontes. Esse tema de pesquisa, relativamente novo e ainda pouco estudado, sobretudo na região Norte, insere-se no campo da cultura escolar, especialmente envolvendo na presente investigação estudo histórico, no âmbito da História da Educação, com sua importância na possibilidade de desvelar como de a materialidade revela aspectos referentes à educação paraense republicana.

PDF

Referências

A REPÚBLICA. Instruccção Publica. A República: órgão republicano, Belém, edição 00028, 15 out. 1886.

ABREU JUNIOR, L. de M. Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar. Pro-Posições. Campinas, v. 16, n.1, p. 145-164, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, J. A. Fontes Históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion, Canoas, n. 12, p.129-159, mai./ago. 2012.

CARDOSO, C. F. Como elaborar um projeto de pesquisa. Niterói: PPGH/UFF, 2017.

CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CLARK, J. U. A Primeira República, as Escolas Graduadas e o ideário do Iluminismo no campo da História da Educação. In: SAVIANI, D. et al. (Org.). Vinte anos de Histedbr. Campinas: Histedbr, 2006, p. 1-7.

COIMBRA, A. M. A cidade concedida: urbanização e disputas políticas em Belém do Pará na virada do século XX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 2013, Natal. Anais... São Paulo: ANPUH, 2013.

COSTA, E. S. Civilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909). 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

DAMASCENO, R. A.; PANTOJA, S.; MIRANDA, J. A doutrina do Higienismo na Revista de Educação e Ensino: Octavio Pires e a higiene dos internatos. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 7, 2021.

DAMASCENO, R. A. A instrução no Grão-Pará imperial: do ato adicional de 1834 ao relatório Gonçalves Dias. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v. 17, n. 1 (44), p. 37-64, 2017.

FARIA FILHO, L. M. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In. LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-36.

FARIA FILHO, L. M. et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004.

FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 19-34, 2000.

FORQUIN, J. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRANCO, M. L. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

GARCIA, G. Itinerário moveleiro: o provimento material escolar para a Instrução Primária paranaense - anos finais do século XIX e início do século XX. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GONÇALVES, I. A.; FARIA FILHO, L. M. História das Culturas e das Práticas Escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 31-57.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

JULIA, D. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, Aline; MACEDO, Elizabeth (Org.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 37-72.

KARNAL, L.; TATSCH, F. G. Documento e história. a memória evanescente. In: PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. (Orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-27.

LE GOFF, J. História e memória. 7 ed. Campinas: Unicamp, 2016.

MARACH, Caroline Baron. O gigante adormecido. Revista de Estudos de Cultura, v. 2, n. 17, 2021, p. 67-80.

MESQUITA, A. M. Os elementos de inclusividade na prática curricular de uma professora: uma análise a partir da cultura escolar. 2013. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

PARÁ. Mensagem de Hilário Maximo Sant’Anna sobre instrução pública nos municípios. A Escola: Revista Oficial de Ensino, Belém, n. 27, v. 7, p. 81, 1902a.

PARÁ. Mensagem dirigida em 10 de setembro de 1901 ao congresso legislativo do pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1901.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1903 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1903.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1904 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1904.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1905 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1905.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1906 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1906.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1907 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1907.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1908 ao congresso legislativo do Pará pelo dr. Augusto Montenegro, govenador do estado. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1908.

PARÁ. Mensagem dirigida pelo sr. governador dr. Lauro Sodré ao congresso do estado do Pará em 7 de abril de 1894. Belém: Typ. de Diário Oficial, 1894.

PARÁ. Mensagem do diretor João Gualberto de Campos sobre instrução pública nos municípios. A Escola: Revista Oficial de Ensino, Belém, n. 27, v. 7, p. 121, 1902b.

PARÁ. Relatório com que o exm. sr. dr. Antônio Jose Ferreira Braga presidente da província abrio a sessão extraordinária de 26ª legislatura da assembleia legislativa provincial do Pará em 18 de setembro de 1889, Pará. Belém: Typ. de A. Fructuoso da Costa, 1889.

PAULILO, A. L. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 19, p. 1-24, 2019.

SALES, L. C. Prédios escolares: representações sociais das escolas. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 333-342, 2002.

SCHUELER, A. F.; MAGALDI, A. M. B. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, Niterói, v. 13, p. 32-55, 2009.

SOUZA, M. S. O mobiliário escolar na instrução pública primária do Pará na primeira república: entre as “vitrines do progresso” e o “estado de ruínas”. 2019. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOUZA, R. F. História da Cultura Material Escolar: balanço inicial. In: BENCOSTTA, M. A. (Org.). Culturas Escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo, 1890-1910. São Paulo: Unesp, 1998.

TAVARES JUNIOR, R. W. Um Viveiro de Mestres: A Escola Normal e a cidade de Belém do Pará em Tempos de Modernização (1890-1920). 2012. 250 f. Tese (Doutorado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

VALDEMARIN, V. T. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos Cedes, v. 20, p. 74-87, 2000.

VIDAL, D. G. Cultura e práticas escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, V. T. (Orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 3-30.

VIDAL, D. G.; SILVA, V. L. Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Linhas, Florianópolis, v. 11, p. 13-28, 2010.

VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.0, p. 63-82, set./dez.1995.

WOLLMANN, G. T. Cultura material escolar: uma história a ser desvendada num grupo escolar (década de 1940 e 1950). 2015. Iniciação Científica (Relatório PIBIC em Pedagogia) – Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jessica Mesquita Vasconcelos; Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno