Banner Portal
v. 15 n. 65: out. 2015 (n. esp.)
out. 2015 (n. esp.)

Este número especial da Revista Histedbr On-line, organizado pelo GT do Maranhão, aglutinou pesquisadores de diferentes regiões do país, em torno do tema que foi objeto de debate na XII Jornada do HISTEDBR, em dezembro de 2014, na cidade de Caxias-Maranhão.

Editorial

Maria de Fatima Felix Rosar, Miriam Santos de Sousa
1-2
Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642691

Artigos

José Barata-Moura
3-16
(Re)pensar a dimensão científica do conhecimento
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642692
Luciana Sardenha Galzerano
17-32
Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642693
Aline Dionízio Leal, Melânia Mendonça Rodrigues
33-41
Responsabilidade social ou alienação?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642694
Henrique Tahan Novaes
42-57
Trabalho como necessidade vital e trabalho alienado: contribuições para o debate da relação trabalho-educação para além do capital
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642695
Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani
58-72
Trabalho e educação na nova ordem capitalista: inovação técnica, qualificação e precarização
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642696
Lícia Cristina Araújo da Hora
73-91
Oportunidades de qualificação profissional fatiadas: as políticas focais e a formação dos trabalhadores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642697
Eraldo Leme Batista, Hélica Silva Carmo Gomes
92-102
Educação para a práxis: contribuições de Gramsci para uma pedagogia da educação profissional
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642698
Raquel de Almeida Moraes
103-112
Educação, trabalho e novas tecnologias na educação a distância: uma reflexão crítica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642699
Alberico Francisco do Nascimento
113-127
A ideologia do acesso aberto: o fetichismo da tecnologia na educação a distância e a diversificação da universidade
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642700
Melânia Mendonça Rodrigues
128-140
Neoprodutivismo e amesquinhamento da formação docente
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642701
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
141-159
As licenciaturas interdisciplinares e o processo de expansão das IFES: implicações para a formação de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642702
Regina Sheila Bordalo Martins, Maria José Pires Barros Cardozo
160-177
Fundeb e a valorização da educação pública: limites na remuneração do magistério de São Luís – MA
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642703
Olinda Evangelista, Jocemara Triches
178-200
Professor(a): a profissão que pode mudar um país?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642704
Melina Silva Alves, Claudio de Lira Santos Junior
201-217
Formação humana: a centralidade da contradição entre as relações de produção e o desenvolvimento das forças produtivas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642705
Paulo Aparecido Dias da Silva
218-227
Omnilateralidade e as concepções burguesas de educação integral
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642706
Roseane Rabelo Souza Farias, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes
228-241
As pessoas com deficiência no contexto da educação escolar brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642707
Aline Nunes, Adelaide Coutinho, Raffaelle Andressa dos Santos Araújo
242-251
O lugar da educação física no campo: reflexões sobre a ofensiva capitalista e suas estratégias de dominação do corpo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642708
Elaine Regina Mendes Lisbôa, Márcia Andrea Teixeira da Silva, Thalisse Ramos de Sousa
252-264
Velhos objetos x novos olhares: os usos do livro didático no ensino de história
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642709
Paulino José Orso
265-279
Planejamento escolar em tempos de precarização da educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642710
Robson Amaral da Silva
280-297
Para além dos discursos pós-estruturalista e pós-moderno sobre a diferença: educação escolar e pedagogia marxista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642711
Mario Borges Netto, Maria Cristina Gomes Machado
298-309
A tarefa dos intelectuais diante da realidade social: denúncia ou combate?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642712
Lalo Watanabe Minto
310-327
A Escola Nacional Florestan Fernandes: origens históricas e concepções teórico-práticas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642713
Malila da Graça Roxo Abreu
328-343
O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642714
Lucelma Silva Braga
344-358
A história da luta em defesa da educação pública no Brasil: questões para pesquisa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642715
Marilsa Miranda de Souza, Tatiane Furtado Ricarte, Márcio Marinho Martins
259-376
A ação do imperialismo na reprodução do corporativismo nos sindicatos dos trabalhadores em educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642716

Resenha

Maria de Fátima Rodrigues Pereira
377-379
Estado e autocracia da burguesia brasileira: estudos da historiografia e da política
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642717

Resumo

Luci Mara Mirandola
380-380
Educação: o Brasil e o estado do Paraná entre os anos de 1960 e 2010
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642718
Adriana de Almeida
381-381
Trabalho, educação e a relação com a emancipação humana no contexto do PROEJA-PR
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642719

Expediente

Expediente
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642720