Vol. 15 No. 66: dez. 2015
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
About
Sobre o Periódico
Submissões
Rules
Reviewers
Editorial Team
Contact
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
´Policies
Copyrights
Open Access
Archiving
Similarity and Plagium
Crossmark Retraction
Revisão por pares
Ethics
Privacy
Publication Fees
Announcements
Outros periódicos
Buscar
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Vol. 15 No. 66
Published February 26, 2016
dez. 2015
Editorial
Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
Editorial
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643697
Artigos
Estela Socías Muñoz
4-14
La labor de los profesores normalistas en Chiloé, Chile
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643698
Julianna Souza Lacerda Silva, Adlene Silva Arantes
15-31
Do método de ensino individual ao método “phonomimico” nas escolas primárias (Pernambuco, século XIX)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643699
Analice Czyzewski, Marcília Rosa Periotto
32-41
O jornal Diabo Coxo (1864-1865): a caricatura e a crítica à elite política-social no segundo império
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643700
Luiz Carlos Barreira
42-55
A educação escolar como um bom negócio
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643701
José Bittencourt da Silva, Iane Maria Silva Batista
56-72
O 1º Plano Quinquenal De Valorização Econômica da Amazônia de 1955: educação para o desenvolvimento amazônico
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643702
Sauloéber Társio de Souza, Talita Alves Costa
73-90
O Grupo Escolar Cônego Ângelo: de volta aos pardieiros? (Ituiutaba-MG: 1964-1985)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643703
Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza
91-105
Lembranças/memórias de estudante/professora sobre o Instituto de Educação do Pará (IEP) em tempos de ditadura, de 1964 a 1985
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643704
Poliana Fernandes Sena e Sousa, Solange Helena Ximenes Rocha
106-122
Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705
Lucia Mara de Lima Padilha, Maria Isabel Moura Nascimento
123-134
A pesquisa histórica e a história da educação
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643706
Andreia Couto Ribeiro, Wellington Ferreira de Jesus
135-159
A trajetória histórica da política pública de transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a educação básica
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643707
Caio Augusto Toledo Padilha
160-177
A política de educação especial na era Lula (2003-2011): uma opção pela inclusão
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643708
Flávio Reis dos Santos, Luiz Bezerra Neto
178-195
Políticas públicas para a educação rural no Brasil: da omissão à regulamentação do programa nacional de educação na reforma agrária
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643709
Jaqueline Delgado Paschoal, Carlos da Fonseca Brandão
196-210
A contribuição da legislação para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil brasileira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643710
Vilson Aparecido da Mata
211-221
Educação e liberdade: a pedagogia histórico crítica e a emancipação humana
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643711
Elenise Pinto de Arruda, Maria Lília Imbiriba de Sousa Colares
222-246
Gestão democrática: trajetória e desafios atuais
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643712
Anselmo Alencar Colares, Rosana Souza
247-266
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643713
Julio Cesar Francisco, Elenice Maria Cammarosano Onofre
267-277
Educação não escolar na Fundação CASA – SP: jovens em situação de privação de liberdade e construção de projetos de vida
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643714
Arnaldo Nogaro, Alessandra Tiburski Fink, Marta Regina Guerra Piton
278-294
Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643715
Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco das Chagas Silva Souza
295-306
Tempo de educação ambiental: o espaço do meio ambiente nas aulas de História
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643716
Dalianne Lobo da Costa, José Lucas Pedreira Bueno, Marco Antonio de Oliveira Gomes
307-320
O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643717
Resenha
Rodrigo Pinto de Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
321-325
Origens da educação escolar no Brasil Colonial
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643718
Carlos Herold Junior
326-328
Professores, alunos e os meandros de suas relações: uma ponderação sobre da autoridade pedagógica à amizade intelectual, de Julio Groppa Aquino
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643719
Resumo
Maria Mirtes Cortinhas dos Santos
329-329
As vivências de educação ambiental nas escolas públicas e as políticas educacionais da secretaria municipal de educação em Santarém, Pará, Brasil
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643720
Elenise Pinto de Arruda
330-330
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643721
Handerson da Costa Bentes
331-331
Financiamento da educação do campo no município de Santarém – Pará
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643722
Luís Alípio Gomes
332-332
Sistema municipal de ensino de Santarém-PA: implantação e implementação (2004-2014)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643723
Rosana Ramos de Souza
333-333
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643724
Iata Anderson Ferreira de Araújo
334-334
Ser e estar: a construção da identidade profissional docente na educação básica
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643725
Expediente
Expediente
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643726
×
Username
*
Required
Password
*
Required
Forgot your password?
Keep me logged in
Login
No account?
Register here