Kant e o realismo
PDF

Palavras-chave

Realismo Material
Idealismo Transcendental
Pragmatismo
Crítica da Razão
Filosofia da Ciência

Como Citar

Pereira Jr., A. (2018). Kant e o realismo. Kant E-Prints, 13(1), 26–43. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672413

Resumo

Na nota acrescentada ao Prefácio à segunda edição da Crítica da Razão Pura, Kant se apresenta aos leitores como defensor do Realismo Material, isto é, da posição filosófica que defende a existência de objetos externos ao sujeito cognoscente. No entanto, a tese do Idealismo Transcendental, que é apresentada como a solução para o problema cosmológico tratado na primeira antinomia, parece dispensar a crença na existência “fundada em si” de objetos fora do nosso pensamento. O objetivo deste artigo é caracterizar as duas teses que Kant assume, tentando mostrar que elas não são incompatíveis, e que uma solução para as dificuldades nas quais Kant parece estar enredado é oferecida por ele mesmo na Doutrina Transcendental do Método, onde ele supera o ponto de vista puramente analítico, propenso ao dualismo de sujeito e objeto, e enfoca a razão “em ação”, isto é, a pragmática. Uma breve revisão do tema na Filosofia da Ciência contemporânea, fechando o artigo, demonstra a atualidade da discussão kantiana.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.